Faça uma cotação agora!

A instrumentação no dia a dia das pessoas | Velki - Instrumentos de Medição e Controle

Velki - Instrumentos de Medição e Controle
Envío dentro de 4 Horas
Compra segura conconsultoría Velki

Contáctenos

Venta

Technical assistance

WhatsApp

Em Aprenda com a Velki
A instrumentação no dia a dia das pessoas

A instrumentação no dia a dia das pessoas

Rodrigo Trentini, Prof. Dr., Instituto Federal de Santa Catarina

 

Você já imaginou sua vida sem instrumentação? Talvez você se pergunte: mas o que é exatamente instrumentação? Então, antes de seguirmos para o tema central deste artigo, vamos defini-la.

De forma bastante simples, define-se instrumentação como um ou mais instrumentos de medição usados para indicar, medir e/ou gravar informações físicas. Portanto, podemos falar desde simples termômetros até sistemas complexos usados em refinarias de petróleo. O fato é que tais instrumentos estão presentes no nosso dia a dia e, muitas vezes, sem nem mesmo percebermos!

Depois desta breve definição do termo instrumentação, podemos voltar à pergunta inicial deste artigo. Pare para pensar por um momento e perceberá que estamos rodeados de instrumentos que medem: tempo, tamanho, distância, velocidade, direção, peso, volume, vazão, temperatura, pressão, força, som, luz, energia etc.

A geladeira de sua casa possui um sensor responsável pela medição de sua temperatura interna, auxiliando um sistema de controle responsável por mantê-la estável e dentro de uma faixa apropriada de trabalho. O seu automóvel possui um sensor de velocidade responsável pelo sinal elétrico utilizado pelo hodômetro para indicar ao motorista a velocidade do veículo. Há um medidor de energia elétrica no poste de sua residência, que é responsável por indicar o quanto de energia foi consumido.

Dado que estamos rodeados por instrumentos de medição, a verdade é que, na maioria das vezes, os consideramos (e as informações que eles nos dão) como algo normal, corriqueiro até. Porém, no instante em que eles falham, notamos a falta que nos fazem.

O dia a dia sem instrumentação não se sustenta: da hora que você acorda (despertador/celular), no caminho ao trabalho (automóvel), no trabalho (computador, telefone, internet) e até na hora de cozinhar (forno), a instrumentação está presente na sua vida. Viajar seria impossível, pois trens, aeronaves, navios e automóveis não poderiam funcionar sem os seus respectivos instrumentos de medição. E seria bom não precisar de tratamento médico ou dental, pois, em muitos casos (cirurgia, farmacologia, radiologia, odontologia, optometria, audiologia etc.), eles não seriam ofertados sem a correspondente instrumentação.

Vamos extrapolar um pouco mais e pensar além do impacto direto na sua rotina. Praticamente todos os produtos que compramos, industrializados ou não, dependem também de algum tipo de medição. Lembre-se que a agricultura moderna só existe devido à automação e, consequentemente, à instrumentação. Sem isso, teríamos grandes problemas em manter o fornecimento de alimento à população.

O simples pãozinho de cada dia precisa de um forno. Para ser pasteurizado, o leite precisa atingir temperaturas ultraelevadas por pouco tempo. O feijão, bem como o arroz, é separado por máquinas selecionadoras de grãos que descartam automaticamente àqueles que estão fora de um padrão pré-estabelecido. O café precisa ser torrado (temperatura) e moído (velocidade) apropriadamente. Para o macarrão ter o formato desejado, é necessário controlar a pressão de injeção da massa na máquina correspondente. Teríamos problemas sérios até para fabricar chocolate! Que tristeza!

Brincadeiras à parte, note como a instrumentação permite que nossa vida seja mais simples e segura. Podemos aferir que ela é uma das responsáveis pelo aumento na nossa qualidade de vida, como um todo.

E já que a instrumentação desenvolve um papel tão relevante em nossas vidas, é importante que se afirme sempre que se deve tomar extremo cuidado com os instrumentos de medição que escolhemos. Atualmente, há inúmeras opções para escolher na internet. Muitas são ótimas, entretanto, há muitas de qualidade duvidosa. É salutar que você procure por referências, leia os manuais e, principalmente, entre em contato com as empresas fornecedoras, antes de tomar uma decisão sobre a compra de instrumentos.

Lembre-se sempre que um dado equipamento somente funcionará bem se a sua instrumentação for de qualidade. É impossível garantir um bom funcionamento do equipamento, se instrumentos de medição de má qualidade forem utilizados.

Espero que este humilde artigo o tenha ajudado a compreender melhor a importância da instrumentação para a humanidade, como um todo. Deixo, por fim, a citação de James Cattell que ajuda ainda mais a ilustrar o tema central deste texto.

“A história da ciência é a história da medição.”

James Cattell, psicólogo, 1893.

 

Rodrigo Trentini é professor do Instituto Federal de Santa Catarina. Possui doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Hannover, Alemanha. Sua principal área de pesquisa é: Sistemas de Controle.

Artigo escrito por:
Rodrigo Trentini

Prof. Dr., Instituto Federal de Santa Catarina

Sólo con Velki tienes:

Fabricación propia
con ingeniería
especializada

¡Envío dentro
de 4 horas!

Productos
personalizados
para sus necesidades

Compra segura con el
equipo de consultores Velki

Pago hasta en
48 cuotas con la
tarjeta BNDES