Faça uma cotação agora!

O que é Automação Industrial e por que ela é um divisor de águas? | Velki - Instrumentos de Medição e Controle

Velki - Instrumentos de Medição e Controle
Envio em até 4 Horas
Compra Certa com aConsultoria Velki

Contatos

Vendas

Assistência Técnica

WhatsApp

Em Aprenda com a Velki
O que é Automação Industrial e por que ela é um divisor de águas?

Se você tem uma indústria, independentemente do segmento, ou, ainda que não tenha, ocupa um cargo no setor administrativo, gerenciamento ou qualquer outra área relacionada, deve saber sobre o que se trata a Automação Industrial e qual o tamanho da sua importância. Mas, se você não sabe exatamente o que esse conceito significa, a gente faz questão de esmiuçar a sua origem, relevância e os principais objetivos a serem alcançados por meio da automatização de processos da sua empresa.

 

O que é Automação Industrial?

 

Antes de falar o que é a Automação Industrial, é essencial apresentar o contexto histórico da coisa toda. A partir da Revolução Industrial, por volta da segunda metade do Século XVII, época conhecida como anos dourados, as pessoas começaram a se sentir familiarizadas com o conceito de automação.

Isso porque, já nessa época, surgia a necessidade de expandir e massificar a produção a fim de obter ainda mais lucro e aumento de capitais. O que levou as indústrias a saírem da produção artesanal para darem início a evolução de seus processos de produção, também conhecido como Lean Manufacturing.

 

Objetivos da Automação Industrial

 

Como dito anteriormente, a Automação Industrial vem da necessidade de ampliar a produção para atender parcelas cada vez maiores do mercado. Mas não só isso, quando os processos se tornam automatizados a qualidade dos produtos aumenta bastante, os custos diminuem, a necessidade de profissionais experientes e cheios de técnica é extinta, pois basta aprender como manusear máquinas, e, acima de tudo isso, a competitividade sobe.

Vamos listar os principais objetivos da Automação Industrial:

1. Redução de custos com mão de obra;

2. Habilidade de realizar as operações impossíveis de serem controladas intelectualmente ou manualmente;

3. Maior qualidade de produção devido à precisão muito superior das máquinas comparada a capacidade humana;

4. Maior capacidade de atender a demanda do mercado;

 

 

Instrumentos de medição e controle

 

A medição e controle de processos é inerente à automação industrial e trata-se da parte mais visível de todo o processo. O uso de transmissores de pressão, temperatura, vazão, nível de líquidos, sólidos, entre outros são necessários para um SDCD (Sistema Digital de Controle Distribuído) ou CLP (Computador Lógico Programável).

A importância dos instrumentos de medição e controle é essencial por um único, e importante, motivo: não se pode obter grandes resultados no aumento de produtividade e otimização de recursos sem medir o desempenho de toda a produção.

 

A medição e controle mantém a repetibilidade da indústria, o que garante padrão de qualidade aos produtos fabricados.

 

Para ilustrar isso melhor, vamos pensar, por exemplo, em um médico. Antes do diagnóstico é preciso analisar os aspectos principais do corpo do paciente como a pressão, algumas características do sangue por meio de um hemograma completo, raio-x, exames de urina dentre outros. Apenas depois de um número suficiente de análises é possível dar um diagnóstico. E com a produção de uma fábrica as coisas funcionam basicamente da mesma forma.

É por meio da medição e análise dos instrumentos que podemos dizer se tudo está correndo bem (ou não) com a indústria inteira.

 

Hora de descobrir na prática!

 

Depois de aprender um pouco mais a fundo sobre a automação industrial, sugerimos que você parta para a próxima etapa: iniciar o processo na sua própria empresa. Mas, antes, gostaríamos de saber a sua opinião a respeito das informações passadas neste artigo. Existe automação na sua empresa? Se sim, como é que funciona? Quais os impactos disso na produção? Deixe aqui nos comentários!




Artigo escrito por:
Daniel Eller

CEO e Fundador

Só com a Velki você tem:

Fabricação própria
com engenharia
especializada

Envio em
até 4 horas

Produtos
personalizados
para suas necessidades

Compra Certa com a
Consultoria Velki

Pagamento em até
48 vezes com
o cartão BNDES