Faça uma cotação agora!

Transdutores de pressão - O que são e quais os tipos? | Velki - Instrumentos de Medição e Controle

Velki - Instrumentos de Medição e Controle
Envio em até 4 Horas
Compra Certa com aConsultoria Velki

Contatos

Vendas

Assistência Técnica

WhatsApp

Em Aprenda com a Velki
Transdutores de pressão - O que são e quais os tipos?

Os tipos de transdutores de pressão são o Transdutor resistivo, o Transdutor tipo capacitância e o Transdutor indutivo. Eles dizem respeito aos tipos de dispositivos elétricos podem ser conectados a parte elástica dos transdutores para compor sua estrutura.

 

Aqui você vai ler:

  • Qual a diferença entre Sensor, Transdutor e Transmissor?

  • Sensor de pressão

  • Transdutor de Pressão 

  • Transmissor de pressão

  • Os tipos de transdutores de pressão

  • Transdutor de pressão resistivo

  • Transdutor de pressão do tipo capacitância

  • Transdutor de pressão indutivo



Boa leitura!

 

 

Qual a diferença entre Sensor, Transdutor e Transmissor?

Para começar, achamos que valia a pena esclarecer quais as diferenças entre Sensor de Pressão, Transdutor e Transmissor. E são as seguintes:

 

Sensor de pressão

Sensor de pressão é qualquer equipamento usado para medir a pressão de um processo. Os sensores de pressão atuam convertendo a pressão medida em sinais elétricos que podem ser interpretados pelo gestor. 

 

O termo “sensor de pressão” pode ser bem abrangente, pois há transdutores, transmissores e comutadores que também são considerados “Sensores”.

 

Porém, é assim: todos esses dispositivos, podem ser sensores, já os sensores, nem todos podem ser considerados como transdutores, transmissores ou comutadores.

 

Transdutor de Pressão 

O transdutor de pressão é um equipamento eletromecânico e consegue converter níveis de pressão em tensões por meio de cargas de alta impedância (a partir de 5.000 ohms).

 

Normalmente o transdutor de pressão é formado por duas partes: uma feita de material elástico, que se deforma sob a pressão aplicada; E uma parte elétrica, que é a parte que detecta a deformação, transforma isso em um sinal elétrico e informa ao gestor. 

 

A parte elástica do transdutor de pressão assume formas e tamanhos diferentes, de acordo com a intensidade da pressão a ser medida.  Alguns formatos comuns são tubo de furo, pistão, diafragma e foles. 

 

Transmissor de pressão

O transmissor de pressão é bastante similar ao transdutor, porém ele transforma o níveis de pressão em correntes (geralmente 4-20 mA) por meio de cargas de baixa impedância. 

 

Eles são mais utilizados quando é preciso enviar um sinal a distâncias mais longas (ao longo de milhares de pés). 

 

É importante destacar, entretanto, que tanto transmissor, quanto transdutor, nenhum tem a capacidade de alterar ou controlar a pressão de um processo. Eles apenas medem a pressão e comunicam a situação ao gestor por meio de uma saída eletrônica. 

 

Os tipos de transdutores de pressão

Agora que já entendemos como funciona um transdutor de pressão e quais as diferenças entre sensor, transmissor e transdutor, vamos ao que prometemos responder neste conteúdo: os tipos de transdutor. 

 

Três tipos de dispositivos elétricos podem ser conectados a parte elástica dos transdutor para compor sua estrutura. Esses dispositivos podem ser resistivos, capacitivos e indutivos e são eles que definem os tipos de transdutor.

 

Vamos ver em detalhes as características de cada um:

 

Transdutor de pressão resistivo

No transdutor de pressão resistivo são ligados calibradores de tensão ao material elástico.

 

 

Desta forma, se houver deformação na parte elástica, a resistência elétrica de cada calibrador de tensão muda, e assim o gestor pode avaliar o nível de pressão do processo.

 

Transdutor de pressão do tipo capacitância

Diferente do  transdutor de pressão resistivo, o transdutor de pressão do tipo capacitância mede a alteração na pressão por meio da capacitância entre duas placas capacitivas. 

 

Neste modelo de transdutor,  é colada uma placa do lado deformável do material elástico e outra colada do lado cuja superfície não é pressurizada.

 

Transdutor de pressão indutivo

Por fim, com o transdutor de pressão indutivo, a própria deformação do do material elástico é aplicada para oferecer movimento linear de um núcleo ferromagnético, que irá  irá variar a corrente induzida.

 

E é isso, esperamos poder ter ajudado a entender as diferenças entre sensor, transdutor e transmissor e quais são os tipos de sensor e suas características.

 

Quer conhecer mais conceitos da automação industrial? Acesse nosso artigo completo sobre o tema!

Artigo escrito por:
Daniel Eller

CEO e Fundador

Só com a Velki você tem:

Fabricação própria
com engenharia
especializada

Envio em
até 4 horas

Produtos
personalizados
para suas necessidades

Compra Certa com a
Consultoria Velki

Pagamento em até
48 vezes com
o cartão BNDES