Os tipos de transdutores de pressão são o Transdutor resistivo, o Transdutor tipo capacitância e o Transdutor indutivo. Eles dizem respeito aos tipos de dispositivos elétricos podem ser conectados a parte elástica dos transdutores para compor sua estrutura.
Aqui você vai ler:
-
Qual a diferença entre Sensor, Transdutor e Transmissor?
-
Sensor de pressão
-
Transdutor de Pressão
-
Transmissor de pressão
-
Os tipos de transdutores de pressão
-
Transdutor de pressão resistivo
-
Transdutor de pressão do tipo capacitância
-
Transdutor de pressão indutivo
Boa leitura!
…
Qual a diferença entre Sensor, Transdutor e Transmissor?
Para começar, achamos que valia a pena esclarecer quais as diferenças entre Sensor de Pressão, Transdutor e Transmissor. E são as seguintes:
Sensor de pressão
Sensor de pressão é qualquer equipamento usado para medir a pressão de um processo. Os sensores de pressão atuam convertendo a pressão medida em sinais elétricos que podem ser interpretados pelo gestor.
O termo “sensor de pressão” pode ser bem abrangente, pois há transdutores, transmissores e comutadores que também são considerados “Sensores”.
Porém, é assim: todos esses dispositivos, podem ser sensores, já os sensores, nem todos podem ser considerados como transdutores, transmissores ou comutadores.
Transdutor de Pressão
O transdutor de pressão é um equipamento eletromecânico e consegue converter níveis de pressão em tensões por meio de cargas de alta impedância (a partir de 5.000 ohms).
Normalmente o transdutor de pressão é formado por duas partes: uma feita de material elástico, que se deforma sob a pressão aplicada; E uma parte elétrica, que é a parte que detecta a deformação, transforma isso em um sinal elétrico e informa ao gestor.
A parte elástica do transdutor de pressão assume formas e tamanhos diferentes, de acordo com a intensidade da pressão a ser medida. Alguns formatos comuns são tubo de furo, pistão, diafragma e foles.
Transmissor de pressão
O transmissor de pressão é bastante similar ao transdutor, porém ele transforma o níveis de pressão em correntes (geralmente 4-20 mA) por meio de cargas de baixa impedância.
Eles são mais utilizados quando é preciso enviar um sinal a distâncias mais longas (ao longo de milhares de pés).
É importante destacar, entretanto, que tanto transmissor, quanto transdutor, nenhum tem a capacidade de alterar ou controlar a pressão de um processo. Eles apenas medem a pressão e comunicam a situação ao gestor por meio de uma saída eletrônica.
Os tipos de transdutores de pressão
Agora que já entendemos como funciona um transdutor de pressão e quais as diferenças entre sensor, transmissor e transdutor, vamos ao que prometemos responder neste conteúdo: os tipos de transdutor.
Três tipos de dispositivos elétricos podem ser conectados a parte elástica dos transdutor para compor sua estrutura. Esses dispositivos podem ser resistivos, capacitivos e indutivos e são eles que definem os tipos de transdutor.
Vamos ver em detalhes as características de cada um:
Transdutor de pressão resistivo
No transdutor de pressão resistivo são ligados calibradores de tensão ao material elástico.
Desta forma, se houver deformação na parte elástica, a resistência elétrica de cada calibrador de tensão muda, e assim o gestor pode avaliar o nível de pressão do processo.
Transdutor de pressão do tipo capacitância
Diferente do transdutor de pressão resistivo, o transdutor de pressão do tipo capacitância mede a alteração na pressão por meio da capacitância entre duas placas capacitivas.
Neste modelo de transdutor, é colada uma placa do lado deformável do material elástico e outra colada do lado cuja superfície não é pressurizada.
Transdutor de pressão indutivo
Por fim, com o transdutor de pressão indutivo, a própria deformação do do material elástico é aplicada para oferecer movimento linear de um núcleo ferromagnético, que irá irá variar a corrente induzida.
E é isso, esperamos poder ter ajudado a entender as diferenças entre sensor, transdutor e transmissor e quais são os tipos de sensor e suas características.
Quer conhecer mais conceitos da automação industrial? Acesse nosso artigo completo sobre o tema!