Faça uma cotação agora!

Por Que Minha Chave de Nível Quebra com Frequência? | Velki - Instrumentos de Medição e Controle

Velki - Instrumentos de Medição e Controle
Envio em até 4 Horas
Compra Certa com aConsultoria Velki

Contatos

Vendas

Assistência Técnica

WhatsApp

Em Aprenda com a Velki
Por Que Minha Chave de Nível Quebra com Frequência?
Entenda porque o produto é danificado e como é possível resolver os problemas da chave de nível

Muitas indústrias sofrem com pás rotativas danificadas durante o processo de controle em silos de nível sólido. Porém, poucas entendem o real motivo e acabam se frustrando com a tecnologia desenvolvida para a solução dos problemas de monitoramento.

Na maioria das vezes as empresas possuem a peça correta para sua necessidade, mas existem alguns detalhes importantes - que devem ser levados em conta - para a utilização do produto.

Entenda abaixo os 4 principais motivos da quebra da pá:

1. ESPECIFICAÇÃO

Uma consultoria técnica por profissionais que realmente entendem do assunto é de extrema importância para a escolha do produto correto. Cada processo de controle tem características diferentes, então existem variáveis que influenciam na composição de uma chave de nível. Tamanho da haste, material que a chave é composta e vedação, por exemplo, são personalizadas de acordo com cada necessidade.

Exemplo de Chave de Nível Tipo Pá Rotativa Velki
 

2. APLICAÇÃO/UTILIZAÇÃO

Se o produto certo não for aplicado de maneira adequada ao silo, existem grandes possibilidades de a pá quebrar.  

Exemplo de Instalação Errada da Chave de Nível

Mesmo que o produto seja o correto, muitas vezes empresas acabam utilizando-o de forma incorreta, o que acarreta sua danificação, como por exemplo, a haste entortar devido ao impacto dos materiais. 

Existem aplicações corretas e especificas para cada tipo de material, para isso o melhor a fazer é consultar profissionais que entendem todo o procedimento. 

3. VEDAÇÃO – personalizada

Um dos motivos de quebra da chave de nível é a vedação inadequada - ou a falta de uma. Imagine essa chave em um silo que estoque cimento em pó, que pode entrar no conjunto de uma chave sem vedação, afetando o motor e desgastando as engrenagens. Isso irá interromper o funcionamento e - consequentemente - quebrar a chave. Por causa desse problema foi desenvolvido um sistema para vedar e impedir a entrada de materiais em lugares indesejados da chave, e essa vedação deve ser adequada para o processo da qual fará parte.

Exemplo de Vedação da Chave de Nível Velki

4. EMBREAGEM

A dupla embreagem surgiu pela necessidade de proteger a chave de nível em uma situação inesperada: quando o material cai em cima da pá rotativa a fazendo girar no sentido oposto de trabalho.

A solução para essa situação é utilizar a chave de nível tipo pá rotativa com embreagem dupla girando para os dois lados, fazendo com que a pá gire em falso e não seja danificada com o impacto do material.

Entenda melhor como esse problema acontece na ilustração abaixo:

Exemplo de Dupla Embreagem da Chave de Nível Velki

Se um material cair diretamente na pá rotativa, consequentemente as engrenagens da chave irão se desgastar, devido ao forte impacto recebido. Com uma engrenagem danificada, todo o conjunto irá parar de funcionar, e o reparo da chave, muitas vezes, é quase o preço de um produto novo. 

CONSEQUÊNCIAS

Muitas vezes não levamos em conta a gravidade de uma quebra de chave. Com a mesma danificada, o material do silo deixará de ter seu nível controlado e esse produto transbordará, ocasionando outra série de problemas, como os listados abaixo:

  • Perda de horas de trabalho devido a parada do processo
  • Perda de material
  • Deslocamento de mão de obra de outras áreas para coletar o material espalhado
  • Danificação de outras partes do processo (em alguns casos)
  • Risco à saúde dos funcionários

Prejuízo Financeiro por Escolher a Chave de Nível Errada

Complicado, não? Nenhuma empresa gostaria de arcar com prejuízos por ter escolhido uma chave de nível errada ou de má qualidade. Por isso é sempre bom especificar o produto correto, com consultoria de profissionais competentes, para utilização de forma segura e sem dores de cabeça.

Artigo escrito por:
Daniel Eller

CEO e Fundador

Só com a Velki você tem:

Fabricação própria
com engenharia
especializada

Envio em
até 4 horas

Produtos
personalizados
para suas necessidades

Compra Certa com a
Consultoria Velki

Pagamento em até
48 vezes com
o cartão BNDES