Muitas indústrias sofrem com pás rotativas danificadas durante o processo de controle em silos de nível sólido. Porém, poucas entendem o real motivo e acabam se frustrando com a tecnologia desenvolvida para a solução dos problemas de monitoramento.
Na maioria das vezes as empresas possuem a peça correta para sua necessidade, mas existem alguns detalhes importantes - que devem ser levados em conta - para a utilização do produto.
Entenda abaixo os 4 principais motivos da quebra da pá:
1. ESPECIFICAÇÃO
Uma consultoria técnica por profissionais que realmente entendem do assunto é de extrema importância para a escolha do produto correto. Cada processo de controle tem características diferentes, então existem variáveis que influenciam na composição de uma chave de nível. Tamanho da haste, material que a chave é composta e vedação, por exemplo, são personalizadas de acordo com cada necessidade.
2. APLICAÇÃO/UTILIZAÇÃO
Se o produto certo não for aplicado de maneira adequada ao silo, existem grandes possibilidades de a pá quebrar.
Mesmo que o produto seja o correto, muitas vezes empresas acabam utilizando-o de forma incorreta, o que acarreta sua danificação, como por exemplo, a haste entortar devido ao impacto dos materiais.
Existem aplicações corretas e especificas para cada tipo de material, para isso o melhor a fazer é consultar profissionais que entendem todo o procedimento.
3. VEDAÇÃO – personalizada
Um dos motivos de quebra da chave de nível é a vedação inadequada - ou a falta de uma. Imagine essa chave em um silo que estoque cimento em pó, que pode entrar no conjunto de uma chave sem vedação, afetando o motor e desgastando as engrenagens. Isso irá interromper o funcionamento e - consequentemente - quebrar a chave. Por causa desse problema foi desenvolvido um sistema para vedar e impedir a entrada de materiais em lugares indesejados da chave, e essa vedação deve ser adequada para o processo da qual fará parte.
4. EMBREAGEM
A dupla embreagem surgiu pela necessidade de proteger a chave de nível em uma situação inesperada: quando o material cai em cima da pá rotativa a fazendo girar no sentido oposto de trabalho.
A solução para essa situação é utilizar a chave de nível tipo pá rotativa com embreagem dupla girando para os dois lados, fazendo com que a pá gire em falso e não seja danificada com o impacto do material.
Entenda melhor como esse problema acontece na ilustração abaixo:
Se um material cair diretamente na pá rotativa, consequentemente as engrenagens da chave irão se desgastar, devido ao forte impacto recebido. Com uma engrenagem danificada, todo o conjunto irá parar de funcionar, e o reparo da chave, muitas vezes, é quase o preço de um produto novo.
CONSEQUÊNCIAS
Muitas vezes não levamos em conta a gravidade de uma quebra de chave. Com a mesma danificada, o material do silo deixará de ter seu nível controlado e esse produto transbordará, ocasionando outra série de problemas, como os listados abaixo:
- Perda de horas de trabalho devido a parada do processo
- Perda de material
- Deslocamento de mão de obra de outras áreas para coletar o material espalhado
- Danificação de outras partes do processo (em alguns casos)
- Risco à saúde dos funcionários
Complicado, não? Nenhuma empresa gostaria de arcar com prejuízos por ter escolhido uma chave de nível errada ou de má qualidade. Por isso é sempre bom especificar o produto correto, com consultoria de profissionais competentes, para utilização de forma segura e sem dores de cabeça.