Faça uma cotação agora!

PLCs: O que são e quais as suas vantagens | Velki - Instrumentos de Medição e Controle

Velki - Instrumentos de Medição e Controle
Envio em até 4 Horas
Compra Certa com aConsultoria Velki

Contatos

Vendas

Assistência Técnica

WhatsApp

Em Aprenda com a Velki
PLCs: O que são e quais as suas vantagens

O PLC (Programmable Logic Controller - Controlador Lógico Programável) é um dispositivo de controle digital que serve  para para gerir e fiscalizar equipamentos e processos industriais.

 

Está pesquisando sobre dispositivos PLC na automação industrial? Então você veio ao lugar certo!

 

Neste conteúdo você vai aprender sobre:

 

  • O que é e como funciona um PLC
  • Requisitos mínimos de um PLC
  • Como conectar mais de um PLC
  • Tipos de PLC
  • Onde é aplicado o PLC
  • As vantagens dos dispositivos PLC

O que é e como funciona um PLC

 

PLC (Programmable Logic Controller - Controlador Lógico Programável) é um dos dispositivos de controle digitais mais utilizados na indústria. Ele serve para para gerir e fiscalizar equipamentos e processos industriais.

 

Sua função de controle se dá através de módulos de entradas e saídas e softwares (cada PLC tem seu próprio software). E para armazenar instruções e implementar funções específicas (como sequenciamento, aritmética, temporização, lógica e contagem) ele faz uso de uma memória interna programável.

 

Requisitos mínimos de um PLC

 

O software específico para automação e controle tem um sistema operacional de tempo real. Isso é fundamental pra o controle de processos de alto risco, comuns na indústria. Por isso, é indispensável que o PLC tenha um processador com software de controle e hardware adequados a aplicação em ambientes industriais.

 

Além disso o Hardware também deve ser resistente a condições como umidade, pressão e mudanças bruscas de temperatura, situações que um computador comum não suportaria.

 

Como conectar mais de um PLC

 

Diferentes PLCs conseguem se comunicar por meio de canais seriais. Desta forma é possível formar sistemas de controle integrados que podem ser monitorados por Softwares de supervisão.

 

É possível criar canais de comunicação para conectar os PLCs há vários outros sistemas como: interface de operação (IHM), computadores, outros PLC's e, até mesmo, com unidades de entradas e saídas remotas.

 

Neste caso cada fabricante tem um protocolo e modo de compatibilidade para permitir que seus sistemas se conectem. Os protocolos mais usados são o RAPIEnet (LSis - LGis), EtherCAT (Beckhoff), Profibus (Siemens), DeviceNet (Allen Bradley), Modbus (Modicon - Schneider Eletric), PROFINET (Siemens e Phoenix Contact) e Unitelway (Telemecanique - Schneider Eletric).

 

Tipos de PLC

 

Existem várias categorias de PLCs, mas, no geral, eles são divididos por:

  • Capacidade de processamento;
  • Quantidade de Entradas e/ou Saídas;
  • Compactos (nos quais todos os pontos de entrada e saída estão juntos em uma mesma unidade);
  • E Modulares (nos quais os pontos de entrada e saída podem ser conectados e desconectados para alterar a estrutura e controlar outro processo).

Onde é aplicado o PLC

 

O hardware e o software dos PLCs são compatíveis com a grande maioria das aplicações industriais e conseguem controlar os mais diversos tipos de nível e complexidade. Contudo, sua aplicação se dá, principalmente, nas áreas de controle de processos (como produtoras de líquidos, materiais gasosos e afins) e de automação industrial (produção em linhas de montagem, como a automotiva, por exemplo).

 

As vantagens dos dispositivos PLC

 

Entre os benefícios de utilizar Controlador Lógico Programável, destacamos os seguintes:

- Possibilidade de monitorar on-line: É possível manter vários PLCs integrados e, por meio desta conexão, monitorar os processos de tempo real.

- Intuitivos e versáteis: Os PLCs são fáceis de configurar e contam com racks modulares que possibilitam a substituição de módulos de entrada e saída de acordo com a exigência do processo.

- Funcionamento flexível: graças as linguagens utilizadas, é possível alterar todo funcionamento do processo se necessário.

- Mediação precisa em tempo real: poder controlar todo o processo em tempo real,  possibilita maior precisão de medição.

- É imune a ruídos eletromagnéticos: dispositivos PLC contam com um sistema de isolamento contra ruídos elétricos.

- Tem notificação de erro: Os PLCs notificam a maiorias dos erros ao usuário, como a ausência de um sinal de entrada, por exemplo.

- Fácil Controle: conta com fácil interação entre hardware e software, por isso a identificação de falhas se torna mais aparente.

 

Os PLCs são parte fundamental do conceito de automação industrial. Quer ler mais sobre o assunto?

 

Baixe nosso Guia sobre o tema

Artigo escrito por:
Daniel Eller

CEO e Fundador

Só com a Velki você tem:

Fabricação própria
com engenharia
especializada

Envio em
até 4 horas

Produtos
personalizados
para suas necessidades

Compra Certa com a
Consultoria Velki

Pagamento em até
48 vezes com
o cartão BNDES