O PLC (Programmable Logic Controller - Controlador Lógico Programável) é um dispositivo de controle digital que serve para para gerir e fiscalizar equipamentos e processos industriais.
Está pesquisando sobre dispositivos PLC na automação industrial? Então você veio ao lugar certo!
Neste conteúdo você vai aprender sobre:
- O que é e como funciona um PLC
- Requisitos mínimos de um PLC
- Como conectar mais de um PLC
- Tipos de PLC
- Onde é aplicado o PLC
- As vantagens dos dispositivos PLC
O que é e como funciona um PLC
PLC (Programmable Logic Controller - Controlador Lógico Programável) é um dos dispositivos de controle digitais mais utilizados na indústria. Ele serve para para gerir e fiscalizar equipamentos e processos industriais.
Sua função de controle se dá através de módulos de entradas e saídas e softwares (cada PLC tem seu próprio software). E para armazenar instruções e implementar funções específicas (como sequenciamento, aritmética, temporização, lógica e contagem) ele faz uso de uma memória interna programável.
Requisitos mínimos de um PLC
O software específico para automação e controle tem um sistema operacional de tempo real. Isso é fundamental pra o controle de processos de alto risco, comuns na indústria. Por isso, é indispensável que o PLC tenha um processador com software de controle e hardware adequados a aplicação em ambientes industriais.
Além disso o Hardware também deve ser resistente a condições como umidade, pressão e mudanças bruscas de temperatura, situações que um computador comum não suportaria.
Como conectar mais de um PLC
Diferentes PLCs conseguem se comunicar por meio de canais seriais. Desta forma é possível formar sistemas de controle integrados que podem ser monitorados por Softwares de supervisão.
É possível criar canais de comunicação para conectar os PLCs há vários outros sistemas como: interface de operação (IHM), computadores, outros PLC's e, até mesmo, com unidades de entradas e saídas remotas.
Neste caso cada fabricante tem um protocolo e modo de compatibilidade para permitir que seus sistemas se conectem. Os protocolos mais usados são o RAPIEnet (LSis - LGis), EtherCAT (Beckhoff), Profibus (Siemens), DeviceNet (Allen Bradley), Modbus (Modicon - Schneider Eletric), PROFINET (Siemens e Phoenix Contact) e Unitelway (Telemecanique - Schneider Eletric).
Tipos de PLC
Existem várias categorias de PLCs, mas, no geral, eles são divididos por:
- Capacidade de processamento;
- Quantidade de Entradas e/ou Saídas;
- Compactos (nos quais todos os pontos de entrada e saída estão juntos em uma mesma unidade);
- E Modulares (nos quais os pontos de entrada e saída podem ser conectados e desconectados para alterar a estrutura e controlar outro processo).
Onde é aplicado o PLC
O hardware e o software dos PLCs são compatíveis com a grande maioria das aplicações industriais e conseguem controlar os mais diversos tipos de nível e complexidade. Contudo, sua aplicação se dá, principalmente, nas áreas de controle de processos (como produtoras de líquidos, materiais gasosos e afins) e de automação industrial (produção em linhas de montagem, como a automotiva, por exemplo).
As vantagens dos dispositivos PLC
Entre os benefícios de utilizar Controlador Lógico Programável, destacamos os seguintes:
- Possibilidade de monitorar on-line: É possível manter vários PLCs integrados e, por meio desta conexão, monitorar os processos de tempo real.
- Intuitivos e versáteis: Os PLCs são fáceis de configurar e contam com racks modulares que possibilitam a substituição de módulos de entrada e saída de acordo com a exigência do processo.
- Funcionamento flexível: graças as linguagens utilizadas, é possível alterar todo funcionamento do processo se necessário.
- Mediação precisa em tempo real: poder controlar todo o processo em tempo real, possibilita maior precisão de medição.
- É imune a ruídos eletromagnéticos: dispositivos PLC contam com um sistema de isolamento contra ruídos elétricos.
- Tem notificação de erro: Os PLCs notificam a maiorias dos erros ao usuário, como a ausência de um sinal de entrada, por exemplo.
- Fácil Controle: conta com fácil interação entre hardware e software, por isso a identificação de falhas se torna mais aparente.
Os PLCs são parte fundamental do conceito de automação industrial. Quer ler mais sobre o assunto?