Faça uma cotação agora!

Sua empresa trabalha com Gestão de Qualidade Total? | Velki - Instrumentos de Medição e Controle

Velki - Instrumentos de Medição e Controle
Envío dentro de 4 Horas
Compra segura conconsultoría Velki

Contáctenos

Venta

Technical assistance

WhatsApp

Em Novidades
Sua empresa trabalha com Gestão de Qualidade Total?

Qualidade

 

s.f. 1. Característica positiva que faz algo ou alguém sobressair em relação a outros; 2. Atributo do que se conforma com o considerado correto e desejável; 3. Conformidade com o adequado e eficiente.



Essas são algumas definições para o termo “qualidade” no dicionário mas, sobretudo, no contexto industrial, podemos sintetizá-la como “a meta por trás de todos os nossos esforços”.



Pois é, produtividade e qualidade, esse é o combo fundamental que todas as empresas buscam entregar. Entretanto, enquanto produtividade é algo palpável e quantitativo, qualidade é uma meta muito mais imprecisa, afinal, como se mede “qualidade”?



A busca pelo Padrão de qualidade

 

Os esforços para medir e padronizar a qualidade são antigos e já motivaram a criação de diversos  modelos e normas internacionais, como a própria ISO (International Organization for Standardization - Organização Internacional para Padronização), mas aqui vamos nos focar na “Gestão da Qualidade Total”.



TQC – Total Quality Control - Gestão da Qualidade Total

 

A primeira vez que se ouviu falar em “Qualidade total” foi logo após o fim da II Guerra Mundial, quando a japonesa Toyota desenvolveu a Lean Manufacturing, uma metodologia de gestão baseada na eliminação de desperdícios e melhoria contínua a fim de impulsionar a produção e fazer frente as concorrentes americanas.



A TQC é uma das ferramentas da desta metodologia e trata-se de um conjunto de procedimentos aplicados no controle do processo de produção das empresas a fim de se obter bens e serviços pelo menor custo e melhor qualidade com foco, sempre, na plena satisfação do cliente.



O uso da palavra “total” em sua nomenclatura, enfatiza que a prática da qualidade deve ser buscada em cada uma das etapas de produção e por cada um dos membros envolvidos no processo.



A TQC é norteada por seis atributos:

 

- Qualidade Intrínseca

 

- Atendimento

 

- Segurança

 

- Custo

 

- Moral

 

- Ética



A fim de medir e aplicar a qualidade em todos os processos, o engenheiro do controle de qualidade e teórico da administração Kaoru Ishikawa definiu, na época da criação da TQC, 7 ferramentas essenciais para a aplicação desta estratégia na gestão administrativa e industrial.



Essas ferramentas continuam sendo atualizadas e adaptadas para várias áreas até hoje, mas continuam basicamente sendo as mesmas, são elas: o fluxograma, os diagramas Ishikawa (Diagrama de causa e efeito), de Pareto e de dispersão, o histograma e as cartas de controle.



Além disso, a Qualidade Total possui uma linguagem característica, cujos termos e palavras normalmente carregam um significado maior do que compõe a carga gramatical.



Por exemplo:



“Satisfação do cliente”, na TQC, refere-se a uma abordagem sistemática para descobrir, entender e satisfazer as necessidades dos clientes (finais intermediários e internos).



“Processo” é o conjunto de atividades pré-determinadas feitas para gerar produtos/serviços que atendam as necessidades dos clientes/usuários.



E “Humanware” diz respeito a valorização do ser humano através do seu constante desenvolvimento e crescimento pessoal.



...


Saiba mais sobre a metodologia de Lean Manufacturing.

Baixe nosso e-book 17 Ferramentas de Lean Manufacturing clicando na imagem abaixo!

Artigo escrito por:
Daniel Eller

CEO e Fundador

Sólo con Velki tienes:

Fabricación propia
con ingeniería
especializada

¡Envío dentro
de 4 horas!

Productos
personalizados
para sus necesidades

Compra segura con el
equipo de consultores Velki

Pago hasta en
48 cuotas con la
tarjeta BNDES