Faça uma cotação agora!

Os 7 desperdícios apontados pela Metodologia Lean | Velki - Instrumentos de Medição e Controle

Velki - Instrumentos de Medição e Controle
Envío dentro de 4 Horas
Compra segura conconsultoría Velki

Contáctenos

Venta

Technical assistance

WhatsApp

Em Novidades
Os 7 desperdícios apontados pela Metodologia Lean

Sua equipe corre contra o tempo para manter a linha de produção rodando e, ainda assim, não rende um resultado satisfatório no fim do dia? Esse é um indicador de que seu planejamento está cheio de lacunas e desperdícios.

Com o objetivo de eliminar essas falhas a Toyota desenvolveu e implementou, há mais de 50 anos, uma metodologia de gestão que continua sendo referência até hoje: a Lean Manufacturing.

Este método promete mais qualidade e rapidez na produção através da eliminação de desperdícios.

Categorias dos desperdícios

Os desperdícios apontados pela Metodologia Lean estão divididos em duas categorias: visíveis e ocultos.

Para explicar melhor, podemos fazer uso da clássica analogia do iceberg:

Os desperdícios visíveis são aqueles que aparecem na superfície: defeitos, retrabalhos, excesso ou refugos.

Já os desperdícios ocultos são os que ficam abaixo da superfície e, por isso, não são vistos: custos de urgência nas entregas, procedimentos desnecessários, falhas de equipamentos, tempo perdido em função de acidentes, excesso de inventário e etc.

Os 7 desperdícios

Para identificar e corrigir estas falhas, a Metodologia Lean destaca 7 desperdícios como as principais perdas de uma linha de produção.

São eles

1. Tempo de espera

O que é

O desperdício por tempo de espera se dá quando os recursos (pessoas ou equipamentos) são obrigados a ficar ociosos enquanto esperam por materiais ou outros recursos que, por algum erro, estão atrasados.

Dicas para evitar

Atrasos na linha de produção, que são o que motivam a perda por espera, surgem em consequência de um fluxo travado. Para gerenciar e otimizar este fluxo, existem 2 conceitos do Lean: o Takt Time e o Just in Time, que auxiliam na organização e distribuição das atividades, criando um fluxo de trabalho.

2. Defeito

O que é:

O desperdício por defeito envolve o descarte dos recursos (tempo, matéria prima e mão de obra) utilizados para a produção da peça com defeito e ainda a necessidade de despender mais recursos para realizar a refação do produto defeituoso.

Dicas para evitar

Para evitar o desperdício por defeito é importante ter atenção as especificações do cliente, uma equipe capacitada, controle do processo, fornecedores de qualidade e equipamentos eficientes.

3. Transporte

O que é

O desperdício por transporte envolve o tempo gasto com logística para movimentação desnecessária de material e ferramentas, dentro do espaço da linha de produção.

Dicas para evitar

Uma forma de evitar o desperdício por transporte é manter um layout produtivo, intuitivo e eficiente que aproxime as etapas de produção.

4. Movimentação

O que é

O desperdício por movimentação é similar ao desperdício por transporte, mas se refere a movimentação de pessoas. Desde movimentos corporais desnecessários como flexionar, elevar e abaixar até o deslocamento desnecessário para executar uma tarefa.

Dicas para evitar

Essa movimentação desnecessária acontece quando o local de trabalho está inadequado e o funcionário precisa procurar por ferramentas ou material, por exemplo, o que interrompe o fluxo das atividades. Então, manter um layout de produção eficiente e um ambiente de trabalho organizado é uma boa dica para evitar esses movimentos excessivos. Além disso, fornecer instruções de trabalho claras e padronizadas à equipe é essencial.

5. Estoque

O que é

O desperdício por estoque diz respeito ao armazenamento excessivo de materiais, ferramentas, peças acabadas ou em processo, entre outros. Isso tudo gera custos com ocupação de área, além de manutenção de inventário e estoque.

Dicas para evitar

Para evitar a formação de um estoque excessivo é importante manter um ritmo de produção equilibrado a fim de não gerar um alto volume de produção muito antes do prazo de entrega. Aqui, mais uma vez, os conceitos Takt Time e o Just in Time podem ajudar a determinar qual tempo exato a linha precisa fluir para entregar a produção na data adequada: sem atrasos e, tampouco, adiantamentos.

6. Superprodução

O que é

A superprodução ocorre quando  a linha produz mais do que a empresa pode vender, gerando um estoque excessivo (desperdício mencionado no tópico anterior) de produtos acabados, o que implica em custos para mantê-los até que possam ser vendidos.

Dicas para evitar

As dicas para evitar a superprodução são as mesmas recomendadas para evitar o estoque, já que um é consequência do outro. É preciso planejar a produção para produzir a quantidade necessária dentro do tempo necessário, nem mais, nem menos.

7. Superprocessamento

O que é

O desperdício por superprocessamento refere-se a atividades que não agregam valor ao item que está sendo produzido. Etapas adicionais que não aumentam a qualidade do produto ou etapas que, simplesmente, adicionam uma qualidade de que o cliente não precisa e documentações desnecessárias são exemplos de superprocessamento.

Dicas para evitar

Para evitar o superprocessamento é indicado seguir com atenção as especificações do cliente, evitar mudanças frequentes na engenharia do produto, evitar a busca por qualidade excessiva e promover instruções de trabalho muito bem elaboradas.

8. EXTRA - Potencial subutilizado

Alguns gestores consideram um oitavo item para esta lista de desperdícios: a perda por potencial humano subutilizado. Este desperdício se dá quando os funcionários são tratados como peças e não como humanos com potencial de crescimento.

Dicas para evitar

Para evitar subvalorizar o potencial humano da sua linha de produção, procure distribuir as funções de acordo com as capacidades dos seus funcionários. Além disso incentive o intelectual humano como estratégia de motivação profissional e forneça capacitações periódicas para o seu time.

Estes são os principais desperdícios apontados pela Lean Manufacturing, mas isso é apenas o começo!

Quer conhecer mais estratégias desta metodologia e aplicá-la de forma integral na sua empresa? Acesse nosso artigo completo: 17 ferramentas Lean Manufacturing e garanta uma linha de produção muito mais eficiente.

E aí, gostou deste artigo? Quer saber mais sobre o assunto? Baixe nosso e-book 17 Ferramentas de Lean Manufacturing clicando na imagem abaixo!


Artigo escrito por:
Daniel Eller

CEO e Fundador

Sólo con Velki tienes:

Fabricación propia
con ingeniería
especializada

¡Envío dentro
de 4 horas!

Productos
personalizados
para sus necesidades

Compra segura con el
equipo de consultores Velki

Pago hasta en
48 cuotas con la
tarjeta BNDES