Faça uma cotação agora!

O que é a metodologia 5s e como ela pode ajudar minha empresa? | Velki - Instrumentos de Medição e Controle

Velki - Instrumentos de Medição e Controle
Envío dentro de 4 Horas
Compra segura conconsultoría Velki

Contáctenos

Venta

Technical assistance

WhatsApp

Em Aprenda com a Velki
O que é a metodologia 5s e como ela pode ajudar minha empresa?

Ter uma linha de produção pontual, eficiente, sustentável e que gere qualidade sem desperdícios e atrasos é o sonho de todo gestor não é mesmo?

 

Pois isso é possível, se sensos de Utilização, Ordenação, Limpeza, Saúde e Autodisciplina forem bem atendidos.

 

Os cinco termos que acabamos de utilizar são que os tópicos do Programa 5S.

 

...

Baixe nosso e-book 17 Ferramentas de Lean Manufacturing clicando na imagem abaixo!

 

...

 

O que é

 

O Programa 5S é uma das ferramentas da Metodologia Lean, um sistema de gestão desenvolvido e implantado pela Toyota há mais de 50 anos com o objetivo de enxugar a linha de produção e garantir um processo livre de desperdícios e focado na Melhoria contínua.

 

Este programa é formado por um conjunto de cinco práticas de gestão que tem como finalidade atingir a Qualidade Total por meio de conceitos de organização, limpeza e padronização.

 

Em japonês os 5Ss se referem as iniciais das palavras japonesas Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, que em português foram traduzidas para Senso de Utilização, Senso de Ordenação, Senso de Limpeza, Senso de Saúde e Senso de Autodisciplina.

 

Pode-se dizer que os 5Ss são a base para qualquer sistema de gestão de qualidade e sua adesão começa pela mudança de hábitos de cada uma das pessoas envolvidas no processo.

 

Vamos ver em detalhes como se dá a aplicação de cada um dos 5S:

 

Senso de Utilização

 

Refere-se ao senso de utilização dos recursos. Este Senso recomenda que se observe todos os recursos disponíveis na empresa, divida-os em grupos denominados “úteis” e “inúteis” e, a seguir, descarte-se o segundo grupo. Simples assim.

 

Para aplicar este senso é preciso praticar o desapego e fazer questionamentos como “Eu preciso mesmo disso?”, “Isso está sendo útil para o processo produtivo da empresa?”, se a resposta for “não”, não hesite em descartar.

 

A técnica vale para materiais, ferramentas, equipamentos, documentos, processos, entre outros.

 

Senso de Ordenação

 

O senso de organização recomenda colocar cada coisa em seu lugar de acordo com o processo produtivo, ou seja: dispondo os itens mais usados em locais de mais fácil acesso, por exemplo. Além disso, para que seja possível localizar qualquer coisa a qualquer hora, é indispensável que tudo esteja devidamente classificado e identificado.

 

Senso de Limpeza

 

O senso de limpeza determina a manutenção da limpeza como item essencial a ser seguido em uma linha produtiva.

 

Ele recomenda a limpeza tanto dos ambientes, quanto dos recursos (equipamentos, ferramentas, insumos e pessoas).

No mundo utópico do senso de limpeza, qualquer ambiente ou recurso deve ficar mais limpo depois, do que antes de ser utilizado.

 

Senso de Saúde ou Padronização

 

Este senso defende que quem não cuida bem de si mesmo não pode produzir ou comercializar produtos e serviços de qualidade, por isso recomenda a padronização de comportamentos, valores e práticas favoráveis à saúde física, mental e ambiental.

 

Ele reforça os três primeiros conceitos do 5S e tem como base a aplicação da ergonomia como uma maneira de tornar o ambiente saudável para os colaboradores e clientes.

 

Senso de Autodisciplina

 

Este senso tem por objetivo monitorar, controlar e manter a disciplina para que todos os 5S sejam aplicados continuamente.

 

Para fazer isso ele recomenda a busca pelo autodesenvolvimento por cada pessoa envolvida no processo e estimula a implementação do conceito de autogestão.

 

No senso de autodisciplina sugerem-se métodos pedagógicos para que os antigos funcionários ensinem os novos e os novos atualizem os antigos, num repetido ciclo em busca pela melhoria contínua.

 

...

 

Quer conhecer outras ferramentas da Metodologia Lean e aplicá-las de forma integral na sua empresa? Acesse aqui!

Artigo escrito por:
Daniel Eller

CEO e Fundador

Sólo con Velki tienes:

Fabricación propia
con ingeniería
especializada

¡Envío dentro
de 4 horas!

Productos
personalizados
para sus necesidades

Compra segura con el
equipo de consultores Velki

Pago hasta en
48 cuotas con la
tarjeta BNDES