Faça uma cotação agora!

Entenda porque sua empresa precisa adotar o sistema Lean Manufacturing | Velki - Instrumentos de Medição e Controle

Velki - Instrumentos de Medição e Controle
Shipment within4 hours
Make the right decisionwith our Consulting!

Contact

Sales

Asistencia técnica

WhatsApp

Em Novidades
Entenda porque sua empresa precisa adotar o sistema Lean Manufacturing
Lean Manufacturing: conheça os 5 princípios

Neste artigo da Velki, apresentamos os 5 princípios básicos do Lean Manufacturing, uma filosofia muito utilizada no desenvolvimento de empresas. 

 

O Lean Manufacturing, ou Manufatura Enxuta, é uma filosofia de gerenciamento aplicada em empresas de diversos ramos que buscam se desenvolver de maneira lógica e eficiente.

 

As principais funções são: proporcionar melhorias no ambiente de trabalho; reduzir os desperdícios e aumentar a produtividade. 

 

Se você quer tudo isso para sua empresa e para seus funcionários, ou deseja saber mais a respeito desse conceito, continue a leitura. Neste artigo apresentaremos os 5 princípios mais estudados. 

 

História

 

Esse sistema foi desenvolvido há alguns anos: lá na década de 1950, no Japão. A pioneira em eliminar as atividades que não agregavam valor ao processo foi a empresa Toyota. 

 

Foi assim que a Toyota se tornou o principal exemplo de empresa enxuta no mundo, transformando-se em uma das principais indústrias no segmento automotivo.



Os 5 princípios do Lean Manufacturing

 

1. Valor

 

Você sabe no que consiste o valor de um produto? Basicamente, é uma série de combinações, ações, atividades e processos. 

 

No entanto, quem define esse valor (isto é, seu preço de venda somado à demanda do mercado) é o cliente. Ou seja, é preciso especificar o valor sob a ótica dele: o consumidor. 

 

Partindo desse principio, podemos compreender o termo Lean Thinking ou, em português, “Mentalidade Enxuta”. Esse conceito baseia-se no Sistema Toyota de Produção (STP) e foi desenvolvido na indústria automobilística.

 

O objetivo do Lean Thinking é eliminar as atividades desnecessárias, e aumentar as tarefas que agregam valor para o cliente.

 

2. Fluxo de Valor

 

Entenda-se por Fluxos de Valor as tarefas necessárias para a produção de todos os produtos. E, de acordo com a prática do Lean Manufacturing, é preciso alinhar essas atividades na melhor sequência possível. Só assim podemos mapear todo o fluxo de processos. 

 

Ao utilizar essa ferramenta, os benefícios são inúmeros. Dentre eles, podemos destacar:

 

  • Melhor visualização dos processos individuais;

  • Facilita a identificação das fontes de desperdício;

  • Proporciona uma linguagem simples para se discutir os processos;

  • Faz com que as decisões sobre o fluxo fiquem mais aparentes, de modo que se possa analisá-las;

  • E muito mais!

 

3. Fluxo Contínuo

 

O terceiro tópico diz respeito à realização dessas atividades sem interferências. Mas o que isso significa? O fluxo contínuo, na prática:

 

  • Proporciona a redução de esperas entre atividades;

  • Diminui nível de estoques;

  • Produz em conformidade com o ritmo da demanda.

 

Ao agilizar os processos, consequentemente ganhamos tempo e dinheiro, mantendo um fluxo contínuo de entrega. 

 

4. Produção Puxada

 

O princípio da Produção Puxada trata-se de um método de controle de produção, que serve para eliminar os excessos e o desperdício.

 

Neste ponto, a demanda gerada pelo cliente é o ponto de partida da produção. Seu produto é providenciado somente no momento em que ele solicitar, evitando o acúmulo no estoque. 



5. Perfeição

 

Por último, destaca-se a meta do controle de qualidade. Sobre isso, a proposta do Lean Manufacturing é atingir a perfeição por meio da melhoria contínua.

 

Cada vez mais eficaz, com cada vez menos desperdícios. 

 

-

 

Este artigo contou apenas a introdução sobre um assunto tão extenso como o Lean Manufacturing. Se você gostou e quer se aprofundar nesse tema, baixe agora mesmo o nosso e-book gratuito! Nele você encontra 17 ferramentas do Lean Manufacturing.

Artigo escrito por:
Daniel Eller

CEO e Fundador

Only with Velki you have:

In-house production
with specialized
engineering

Shipment within
4 hours

Personalized products
designed for
your needs

Make the right decision!
Talk to a sales advisor

Payment in up to 48
installments with
BNDES card