Já vimos o que é automação industrial e por que ela é o divisor de águas do seu negócio. Também já vimos o que é a instrumentação industrial e quais são as diferenças entre transmissor, transdutor e sensor de pressão. Hoje, vamos explicar a diferença entre precisão, repetibilidade e histerese. Se você não sabe o que difere esses três termos, continue lendo.
Precisão
É por meio da precisão que podemos verificar se o instrumento está transmitindo ou indicando o que realmente está acontecendo no processo, ou seja, é a precisão que indica a diferença do valor medido em relação ao valor real.
Por exemplo: um transmissor que vai de 0 a 4 bar tem como fundo de escala 4 bar.
Nesse exemplo, uma precisão de 0,25% de F.E. (fundo de escala) representa 0,25% de 4 bar, ou seja, 0,01 bar, que é o erro máximo permitido para um instrumento com a classe de precisão/exatidão de 0,25% F.E.
A norma usada como referência para estabelecer as classes de exatidão dos instrumentos é a norma NBR 14105.
Repetibilidade
Já a repetibilidade é responsável por medir a capacidade do instrumento de repetir a mesma saída para um dado valor, quando a mesma entrada é aplicada inúmeras vezes, no mesmo sentido de aplicação da pressão: crescente ou decrescente. Quanto maior a precisão e repetibilidade, maior será a qualidade do equipamento.
Histerese
Por último, mas não menos importante, vamos falar um pouco da histerese. A histerese é a diferença máxima da indicação do instrumento levando em consideração a análise do ponto medido na subida (crescente) e do mesmo ponto medido na descida (decrescente), ou seja, a diferença do resultado dessas duas medidas (entre subida e descida).
O efeito da histerese deve ser o mínimo possível, afinal, quanto maior a precisão e repetibilidade, mais alta é a qualidade da produção. Se a histerese está elevada, é preciso melhorar os instrumentos de medição.
A Velki oferece instrumentos de medição com classe de exatidão que vão de 0,02% até 1% F.E. de precisão, sendo mais comum 0,25% F.E. Para quem não quer correr o risco de acabar com uma produção de baixa qualidade e sem nenhum padrão nos processos devem utilizar instrumentos de qualidade que garantam a confiabilidade do processo.
Ficou alguma dúvida a respeito das definições entre precisão, repetibilidade e histerese? Deixe aqui nos comentários, vamos adorar responder!