Faça uma cotação agora!

Quais são os usos da IHM? | Velki - Instrumentos de Medição e Controle

Velki - Instrumentos de Medição e Controle
Envio em até 4 Horas
Compra Certa com aConsultoria Velki

Contatos

Vendas

Assistência Técnica

WhatsApp

Em Aprenda com a Velki
Quais são os usos da IHM?

As IHMs servem para facilitar a interação dos usuários com equipamentos automáticos por meio de telas nas quais a informação é disponibilizada de forma mais acessível e intuitiva.

 

...

 

Desde o século XX, quando começamos a assistir o avanço das máquinas automáticas nas linhas de produção, quase tudo que antes era feito pelas mãos humanas, passou a ser feito por esses equipamentos.

 

A automação industrial trouxe grandes benefícios as rotinas fabris como aumento na produção e maior padrão de qualidade das peças desenvolvidas.

 

Porém, mesmo com toda essa revolução tecnológica, a presença do homem ainda é de vital importância em um processo produtivo. Afinal, mesmo que as tarefas mais rústicas tenham sido demandadas para as máquinas, ainda cabe ao gestor humano controlar todo o processo e tomar decisões estratégicas.

 

Foi aí que surgiu a IHM.

 

Quer saber do que se trata essa sigla? Continue lendo esse conteúdo!

 

O que é IHM?

 

IHM é a sigla para Interface-Homem-Máquina ou Interação-Homem-Máquina e trata-se de aplicações em tela para facilitar a interação humana com dispositivos automáticos/digitais.

 

A tela do seu celular, notebook ou qualquer outro dispositivo no qual você está lendo este conteúdo neste momento, pode ser considerada uma IHM. Assim como também as telas de caixas eletrônicos e totens de autoatendimento em geral.

 

Sem essas telas, os usuários se deparariam diretamente com os códigos e dados da máquina, que só um engenheiro de software conseguiria compreender.

 

Quais são os usos da IHM?

 

As aplicações IHM servem para traduzir o conteúdo de um dispositivo digital em linguagem acessível para que o usuário possa compreender, tomar decisões e interagir.

 

Isso pode ser feito por meio de um layout intuitivo com textos, botões e outros elementos que orientem o uso para a pessoa.

 

Como a IHM é aplicada no contexto industrial?

 

Na área industrial a IHM é usada para que os operários entendam o funcionamento dos equipamentos e possam administrá-lo sem complicação.

 

Antes do surgimento dessas interfaces, o controle dos equipamentos era feito por meio de botões em um painel gigante, por exemplo. Uma área complexa e cheio de comandos, que causava confusão e baixa produtividade da linha.

 

Com as IHMs esses comandos podem ser disponibilizados em telas com representações visuais de compreensão muito mais acessível e intuitiva.

 

As IHMs também facilitam para que os operários e gestores possam acessar dados da linha de produção por meio de recursos gráficos customizáveis e muito mais expressivos.

 

Em outras palavras, com as IHMs, as máquinas se tornam apenas o hospedeiro em que a aplicação é instalada e executada. Toda a comunicação e gestão só é possível por meio da tela.

 

A IHM permite que todo o processo seja gerenciado e monitorado para que se identifique possibilidades de melhoria e formas de ganhar eficiência. Enfim, permite nortear tomadas de decisão mais assertivas e estratégicas para o negócio.

 

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Artigo escrito por:
Daniel Eller

CEO e Fundador

Só com a Velki você tem:

Fabricação própria
com engenharia
especializada

Envio em
até 4 horas

Produtos
personalizados
para suas necessidades

Compra Certa com a
Consultoria Velki

Pagamento em até
48 vezes com
o cartão BNDES