Faça uma cotação agora!

Por que e quais os benefícios de calibrar seus instrumentos de medição? | Velki - Instrumentos de Medição e Controle

Velki - Instrumentos de Medição e Controle
Envio em até 4 Horas
Compra Certa com aConsultoria Velki

Contatos

Vendas

Assistência Técnica

WhatsApp

Em Aprenda com a Velki
Por que e quais os benefícios de calibrar seus instrumentos de medição?
Entenda por que calibrar seus equipamentos é tão importante.

Se você não tem o costume de calibrar os seus equipamentos de forma constante, nosso artigo exclusivo porque essa prática precisa ser rotina dentro da sua empresa.

 

Com certa frequência, falamos que é preciso calibrar os instrumentos de medição de tempos em tempos. Esse é um dos cuidados primordiais para quem quer manter a ótima funcionalidade do equipamento.

 

Porque por melhores e mais precisos que os nossos equipamentos sejam, a qualidade das aferições realizadas por eles só serão mantidas se você tomar alguns cuidados ao longo da vida útil deles, e um dos principais deles é a calibragem.

 

Sendo assim, antes de falarmos como você deve calibrar seus equipamentos da Velki, iremos discorrer a respeito da importância disso. Por fim, iremos dizer o que deve ser verificado após calibrar.

 

Continue com a sua leitura para esclarecer todas as suas dúvidas. Vamos lá?

 

 

Por que calibrar seus equipamentos é importante?

Apesar de simples, a razão de você calibrar seus instrumentos de medição não poderia ser mais importante. Só com a calibração bem executada de um instrumento você poderá ter total confiança nas aferições realizadas por ele.

 

No entanto, uma boa calibração é realizada em laboratórios e por profissionais especializados, que ao final irá emitir um certificado que irá garantir a confiabilidade do equipamento e dos resultados obtidos a partir dele.

 

Caso, o instrumento seja usado com bastante frequência, a calibração deve ser feita com certa periodicidade, pois o uso constante dele tende a afetar a precisão dele.

 

E você, calibrou os instrumentos da sua empresa recentemente? Talvez as medições realizadas por eles não sejam tão confiáveis assim…

 

 

Os benefícios de calibrar seus instrumentos

Sim, há mais benefícios, além da confiabilidade dos resultados obtidos a partir de um instrumento, como, por exemplo:

 

  • Detectar antecipadamente possíveis falhas ou defeitos que o equipamento pode apresentar

  • Evitar que a sua empresa receba multas ou até mesmo seja interditada

  • Influencia positivamente na qualidade dos produtos fabricados e dos serviços realizados

  • Impedir que desgastes em seus equipamentos sejam acentuados, permitindo que eles sejam consertados e economizando o seu dinheiro

  • Também contribui para a redução de custos ao aperfeiçoar os processos de medição

 

Viu como você e sua empresa só tem a ganhar com a calibração periódica dos seus equipamentos? É algo que pode melhorar os seus resultados, a sua segurança e até mesmo a sua produtividade!

 

Portanto, se você não calibrou seus equipamentos recentemente, agora você tem ótimos motivos para fazê-lo!

 

 

O que fazer depois da calibração?

Os cuidados não acabam após a calibragem dos seus equipamentos. Na verdade, esta é uma etapa que deverá ser constante nos processos da sua empresa.

 

O primeiro passo, é registrar os números e resultados obtidos durante a calibração no certificado, aquele mesmo que nós mencionamos anteriormente. É por meio dele que você vai comparar as medições realizadas no dia a dia, averiguando se elas estão no padrão estabelecido.

 

Também é necessário cuidar do instrumento ao usá-lo, respeitando os limites dele e prezando pela integridade. Desrespeitar a norma de uso pode afetar os resultados obtidos a partir dele ou até mesmo quebrá-lo de forma irrecuperável.

 

Mas como foi dito anteriormente, esta é uma etapa que não acaba. Ao notar que as aferições realizadas pelo equipamento estão divergindo do certificado, uma nova calibração deve ser realizada!

 

-

 

Esperamos ter ajudado você a entender a importância de uma calibração de equipamentos bem realizada. Se ela não faz parte do dia a dia da sua empresa, a hora de começar a calibrar é agora.

Artigo escrito por:
Daniel Eller

CEO e Fundador

Só com a Velki você tem:

Fabricação própria
com engenharia
especializada

Envio em
até 4 horas

Produtos
personalizados
para suas necessidades

Compra Certa com a
Consultoria Velki

Pagamento em até
48 vezes com
o cartão BNDES