Faça uma cotação agora!

Os principais tipos de automação industrial | Velki - Instrumentos de Medição e Controle

Velki - Instrumentos de Medição e Controle
Envio em até 4 Horas
Compra Certa com aConsultoria Velki

Contatos

Vendas

Assistência Técnica

WhatsApp

Em Aprenda com a Velki
Os principais tipos de automação industrial
Você conhece todas as formas de automação industrial?

Antes de você adotar a automação industrial dentro da sua empresa, saiba que existe mais de uma forma de implantar ela. Se ficou curioso, leia este artigo da Velki.

 

Aqui no blog da Velki, um dos assuntos mais recorrentes é a automação industrial e porque ela deveria ser adotada por cada vez mais empresas. A abordagem desse tema não é por menos, tendo em vista que a adoção de um sistema mais automatizado só tem a beneficiar empresários e colaboradores.

 

Um dos resultados que podem ser citados, por exemplo, é o aumento da produtividade, já que as paradas abruptas em decorrência de defeitos são praticamente inexistentes. A segurança da sua equipe também aumentará consideravelmente, proporcionando um ambiente de trabalho que não oferece perigo. Além, é claro, do aumento da qualidade do produto final.

 

Há muitas outras vantagens para você considerar aplicar a automação industrial na sua empresa, as principais delas você encontra nesse outro artigo escrito por nós. Se você ainda não conferiu, recomendamos a leitura.

 

Mas hoje, vamos abordar outro tópico também relacionado à automação industrial. Você sabia que ela pode ser dividida em tipos? Neste artigo, iremos apresentar as principais formas de automação industrial para que você possa decidir qual a mais indicada para sua empresa.

 

Ficou interessado? A seguir contaremos mais a respeito para você.

 

 Automação programável

É a automação mais indicada para processos que resultam na produção de vários produtos. O resultado são classes específicas de produtos que podem ser definidas no próprio sistema da planta. Com isso, basta selecionar uma máquina específica para que um produto diferente comece a ser fabricado.

 

Lendo assim, passa a impressão de que é a coisa mais simples do mundo, mas é preciso levar em conta o tempo que a programação levará para ser reconfigurada. Ainda assim, a verdade é que essa alternativa no maquinário facilita a fabricação de produtos distintos.

Outra característica da automação programável que vale ser citada é que ela apresenta taxas de produção inferiores aos da automação fixa, que será abordada no próximo tópico deste artigo.

 

Automação fixa

 

Sim, como dito anteriormente, a automação fixa apresenta uma produtividade maior que a automação programável. No entanto, é o tipo de automação voltada para a fabricação de apenas um produto, sendo impossível alterá-la posteriormente.

 

É uma via de mão dupla: ao mesmo tempo que é inviável fazer mais de um produto, a produtividade da sua empresa também é maior. O custo baixo por unidade produzida também pode ser citado como vantagem.

 

É um sistema que se popularizou com as grandes linhas de montagem de automóveis, sendo utilizado até hoje em empresas do mundo todo!

 

Automação flexível 

 

Agora, por último, vamos àquele sistema de automação que vem sendo aprimorado até o presente momento. A automação flexível tem como principal vantagem a possibilidade de se realizar mudanças no design do produto de maneira descomplicada.

 

São alterações que podem ser feitas pelos próprios operadores através de códigos no sistema. Dessa forma, a empresa é capaz de gerar uma grande variedade de produtos sem que haja perda de produtividade.

 

Você deve estar se perguntando qual a alternativa mais indicada para a sua empresa. A verdade é que não existe fórmula, não há um tipo de automação industrial que possa ser adotada por qualquer empresa e que será certeza de sucesso.

 

O mais recomendado é que você adote a automação que mais combina com os processos de produção do seu negócio. Então vale pesquisar, perguntar para outros empresários e até para os colaboradores.

Artigo escrito por:
Daniel Eller

CEO e Fundador

Só com a Velki você tem:

Fabricação própria
com engenharia
especializada

Envio em
até 4 horas

Produtos
personalizados
para suas necessidades

Compra Certa com a
Consultoria Velki

Pagamento em até
48 vezes com
o cartão BNDES