Conforme já mencionamos aqui, o manômetro é um instrumento utilizado para a medição da pressão de gases e líquidos em recipientes fechados. Esses instrumentos existem tanto na forma analógica, quanto digital.
O que garante a padronização dos processos é a garantia de que o manômetro está devidamente calibrado e em pleno funcionamento. Mas, como saber se o seu instrumento de medição está indicando a pressão corretamente? É sobre isso que vamos falar hoje.
Compare com o padrão certificado
Antes de mais nada é preciso se certificar de que o seu manômetro está calibrado.
Feito isso, é preciso iniciar a comparação técnica dos instrumentos:
Só existe uma forma de se certificar que o manômetro está indicando a pressão corretamente: comparando. Por isso, para saber se o seu manômetro está indicando a pressão corretamente você precisa comparar com um padrão certificado.
Consequências da medição irregular
Esse processo serve tanto para verificar se há incerteza na medição ou se quaisquer erros no equipamento estão dentro dos limites permissíveis.
Quando o instrumento não está funcionando de forma precisa, o seu processo sofre as consequências. Dentre elas acidentes, perda de produção, falta de padrão de qualidade, etc. Tudo depende do grau de incerteza.
Por isso, além de calibrar e comparar tecnicamente os seus instrumentos regularmente, é preciso adquirir equipamentos de qualidade.
Na Velki você encontra uma imensa variedade de manômetros, medidores de pressão e acessórios ideais para todos os tipos de processo. Conheça todos os nossos produtos e devidas especificações clicando aqui.