Faça uma cotação agora!

O que instrumentos de medição têm a ver com segurança? | Velki - Instrumentos de Medição e Controle

Velki - Instrumentos de Medição e Controle
Envio em até 4 Horas
Compra Certa com aConsultoria Velki

Contatos

Vendas

Assistência Técnica

WhatsApp

Em Aprenda com a Velki
O que instrumentos de medição têm a ver com segurança?
Entenda a relação entre ter bons instrumentos de medição e segurança no trabalho

Segurança no trabalho é um assunto que deve ser levado muito a sério. Sabendo disso, resolvemos fazer este artigo explicando como os instrumentos de medição influenciam na segurança dos processos da sua empresa.

 

Já falamos bastante em nossos textos sobre como ter bons instrumentos de medição, sejam eles Chaves de Nível, Sondas de Nível ou outros, é importante e necessário para o pleno funcionamento da sua empresa.

 

Também já falamos um monte sobre como ter equipamentos de qualidade pode fazer você economizar dinheiro e produzir mais, pois você não terá que ficar parando toda hora para comprar equipamentos novos e trocá-los sempre que derem defeito.

 

Mas hoje iremos comentar a relação desses instrumentos de medição com a segurança da sua empresa e dos seus colaboradores. Afinal, fazer a aferição dos materiais usados pela sua empresa é apenas uma parte da função deles.

 

Vem com a Velki que a gente explica como Sondas de Nível e Chaves de Nível podem proteger a você e as pessoas à sua volta.

 

A relação entre instrumentos de medição e segurança

 

Neste e nos próximos tópicos iremos fazer várias comparações entre a sua empresa e uma cozinha. Primeiro porque é um ambiente comum para todos e segundo pela importância das medidas exatas para ambos os casos.

 

Imagine ter que assar um bolo sem saber qual a temperatura do forno? Ou melhor, imagine tentar fazer uma receita sem saber ao certo as medidas daquilo que você está usando. Não daria nem um pouco certo, não é mesmo? Assim como não daria certo se seus colaboradores tivessem que fazer as tarefas deles às cegas.

 

Mas as comparações param por aí, porque caso você faça um bolo com o forno muito quente, o máximo que pode acontecer é você queimar ele. Nos processos da sua empresa, as consequências podem ser bem mais sérias e até mesmo custar a vida dos seus colaboradores.

 

Temperatura

 

Você já se queimou fazendo o almoço ou o jantar? Substâncias ou materiais quentes demais são um risco para qualquer pessoa. Agora, se na cozinha a temperatura de algo já pode machucar, em processos industriais o estrago causado pode ser irreparável, tanto para os equipamentos da sua empresa quanto, na pior das hipóteses, aos seus colaboradores.

Por essa razão, um instrumento de medição se faz necessário para que você saiba temperatura do material contido num recipiente antes de abri-lo ou de fazer algo com ele.



Pressão

 

Um material sob alta pressão corre o risco de explodir e causar ferimentos aos operadores que estiverem por perto e danos aos demais equipamentos da sua empresa. Logo, saber esse tipo informação é necessário não só para a execução correta das atividades, como também para proteger quem quer esteja envolvido nelas.

 

Quantidade

 

Voltemos para a comparação entre a sua empresa e uma cozinha. Talvez a situação mais comum envolvendo ela, seja o famoso leite fervendo que transborda e vaza para fora da vasilha. Já aconteceu com todo mundo, até mesmo com os mais atentos.

 

Esse “aumento” da quantidade do leite tem a ver com a temperatura, e o mesmo pode acontecer com os materiais armazenados pela sua empresa. Eles podem se expandir de uma hora para outra e acabar vazando ou transbordando.

 

A escassez também é tão prejudicial quanto, pois fará sua máquina funcionar sem necessidade e acabar superaquecendo ela e/ou prejudicando seu pleno funcionamento no futuro.

 

 

Entendeu agora a relação de instrumentos de medição e a segurança no trabalho? Ter bons equipamentos garante que seus colaboradores possam trabalhar sem medo e sem nenhuma preocupação. Fale com a Velki que nós te ajudaremos a escolher os equipamentos certos para você!

Artigo escrito por:
Daniel Eller

CEO e Fundador

Só com a Velki você tem:

Fabricação própria
com engenharia
especializada

Envio em
até 4 horas

Produtos
personalizados
para suas necessidades

Compra Certa com a
Consultoria Velki

Pagamento em até
48 vezes com
o cartão BNDES