Faça uma cotação agora!

O que é a instrumentação industrial? | Velki - Instrumentos de Medição e Controle

Velki - Instrumentos de Medição e Controle
Envio em até 4 Horas
Compra Certa com aConsultoria Velki

Contatos

Vendas

Assistência Técnica

WhatsApp

Em Aprenda com a Velki
O que é a instrumentação industrial?

Hoje vamos dar sequência à nossa série de artigos nos aprofundando um pouco mais no tema de automação industrial. A Instrumentação e os sistemas de controle são o coração da automação industrial e, por isso, é fundamental que você entenda um pouco mais sobre o tema.

 

Antes de mais nada, é importante deixar claro que a instrumentação abrange todo o grupo de equipamentos e dispositivos cuja as principais funções são: medir, registrar, controlar e converter variáveis em prol da eficiência e da eficácia dos processos de fabricação.

 

Por meio de uma instrumentação eficaz é possível:

→ incrementar e melhorar a qualidade da produção
→ aperfeiçoar o rendimento de todo o trabalho em qualquer que seja o segmento    
→ coleta de dados referentes à matéria-prima, acompanhamento da produção e cálculo de economia
→ oferecer maior segurança aos operários

→ manter o padrão e repetibilidade do processo

→ garantir a qualidade do produto final

 

Vale comentar também que a instrumentação pode ser subdividida em instrumentos de teste e medição, instrumentos para controle de processos, instrumentos para análises físicas, químicas e ensaios mecânicos.

 

Instrumentos de medição e controle

 

Falando especificamente dos instrumentos voltados à medição e controle, são esses os dispositivos responsáveis pela realização de testes e mensuração de grandezas. Normalmente os instrumentos de medição e controle verificam e mensuram características físicas, como fluxo, pressão, nível, força, temperatura, vazão, velocidade, peso,umidade e ponto de orvalho ou químicas, como o pH e a condutividade.
Para ilustrar melhor, caso você não tenha familiaridade com instrumentação, vamos usar o exemplo do armazenamento de grãos no silo.

É comum que em muitas empresas, provavelmente por desconhecimento, o “controle” do nível do silo seja feito de forma manual, geralmente utilizando corda, martelo e trena. Além da dificuldade, esse “controle” é altamente impreciso, pois consiste em pedir para um operário subir uma escada de mais ou menos 20 metros de altura e martelar o silo. Pelo som, esse operário diz se o silo está ou não cheio. Não precisamos dizer que essa técnica mais parece um jogo de azar do que uma tentativa de controle, certo? A imprecisão e o risco de causar um grave acidente são altíssimos.

 

 

Prejuízos causados pela falta de instrumentos de medição e controle


Se você leu até aqui, e fez um paralelo com a sua empresa, já deve ter noção da importância da instrumentação, certo? Por isso, vamos falar um pouco sobre prejuízos.

Já imaginou se um operário aposta na medição por meio de um outro famoso método de controle manual, que consiste em subir até o topo do silo e pendurar uma corda até o seu interior, e a corda acaba caindo dentro do silo cheio. Como resolver isso? Pedir que o funcionário entre no silo, colocando a vida em risco, ou esvaziá-lo inteiro? As duas opções são perigosas, podem causar um prejuízo tremendo e poderiam ter sido evitadas por meio da instrumentação.

 

Hoje, existem instrumentos de medição e controle muito eficazes, sejam eles para controle de nível sólido, líquido, pressão, temperatura e até particulados. Todos eles com características específicas para maior precisão e repetibilidade na medição de processos. Se você ainda hoje utiliza métodos precários de controle, é hora de rever essa situação.  Nós oferecemos instrumentos de medição e controle produzidos a partir da tecnologia da ponte de Wheatstone de silício e isso faz toda a diferença.

Artigo escrito por:
Daniel Eller

CEO e Fundador

Só com a Velki você tem:

Fabricação própria
com engenharia
especializada

Envio em
até 4 horas

Produtos
personalizados
para suas necessidades

Compra Certa com a
Consultoria Velki

Pagamento em até
48 vezes com
o cartão BNDES