Faça uma cotação agora!

Os 4 principais desafios da Indústria 4.0 | Velki - Instrumentos de Medição e Controle

Velki - Instrumentos de Medição e Controle
Envío dentro de 4 Horas
Compra segura conconsultoría Velki

Contáctenos

Venta

Technical assistance

WhatsApp

Em Aprenda com a Velki
Os 4 principais desafios da Indústria 4.0
Os desafios que sua empresa precisa superar para fazer parte da Indústria 4.0

Ao implementar a indústria 4.0 na sua empresa alguns desafios podem surgir e acabar atrapalhando todo o trabalho. Você sabe quais são eles? Leia o nosso artigo para descobrir.

 

A Indústria 4.0, aos poucos, vem se tornando realidade nas empresas, tanto aqui no Brasil quanto nos outros países. Ela recebe esse nome porque é uma nova revolução industrial que permite que os equipamentos “conversem” entre si ao realizar a troca de dados de forma quase que automática.

 

Mas apesar dessa demanda crescente por essa nova forma de realizar os processos industriais, ainda existem alguns desafios que precisam ser superados. Saber quais são com antecedência vai fazer com que você esteja preparado quando se deparar com eles durante a transição.

 

Foi por isso que preparamos este artigo listando os principais problemas que podem surgir pelo caminho da implantação da Indústria 4.0 na sua empresa. Continue com a sua leitura para saber exatamente o que esperar sem ser pego de surpresa por imprevistos.

 

 

1 - Falta de pessoal especializado

Do que adianta ter um maquinário com tecnologia de ponta se os seus colaboradores não sabem lidar com ele? Pode parecer um mero detalhe, mas se os seus funcionários não souberem como lidar com os equipamentos com certeza eles irão se mostrar avessos às mudanças.

 

Então, durante o processo de implantação da Indústria 4.0, é importante realizar treinamentos com todos que terão que lidar essas inovações. Além de deixar todos preparados, também vai servir para tirar as principais dúvidas que forem surgindo.

 

 

2 - Proteção de dados

Como foi falado anteriormente, a Indústria 4.0 permite que os equipamentos possam trabalhar de forma conjunta com a mínima interferência de pessoas. Esse avanço resulta em dados sobre a sua empresa que devem ser analisado durante e após os processos.

 

E são esses dados que você precisa proteger. Com inúmeras máquinas trabalhando de forma simultânea, os danos que um ataque pode causar podem ser ainda maiores. Por mais imprevisíveis que eles possam ser, há sempre possibilidade você prever os cenários ruins que podem vir a ocorrer.

 

 

3 - Equipamentos antigos

Infelizmente, não é toda empresa que consegue trocar seu maquinário inteiro de uma vez. Boa parte delas vão adquirindo um por vez ao longo de um bom intervalo de tempo. O que não seria um problema se as máquinas não tivessem que realizar a tão falada troca de dados.

 

Em se tratando de equipamentos muito ultrapassados, a interação pode ser muito limitada, aquém do que a sua empresa precisa. Esse é um problema difícil de ser contornado, mas uma forma de fazer isso é priorizar a substituição das máquinas mais antigas e que são mais frequentemente usadas durante os processos de produção.

 

 

4 - Interoperabilidade

Palavra difícil, né? Sabe aquele trabalho simultâneo e a troca de dados entre os equipamentos que é o foco da Indústria 4.0 que nós não paramos de falar ao longo desse artigo? Isso é interoperabilidade.

 

Fazer os equipamentos trabalharem com tanta harmonia é um desafio por si só. Mas uma vez que você encontra o caminho, você, seus funcionários, sua empresa e até mesmo os seus clientes irão poder usufruir de tudo que a Indústria 4.0 tem a oferecer.

 

Vai ser difícil e vai demorar um tempo até todo mundo se acostumar com as novidades, mas vai valer a pena!

 

-

 

Estes são os principais obstáculos que devem ser superados caso a sua empresa queira fazer parte da Indústria 4.0. Se no processo você contatar a necessidade atualizar seus instrumentos de medição e controle, saiba que a Velki pode te ajudar. Entre em contato para sabermos o que podemos fazer pela sua empresa.

Artigo escrito por:
Daniel Eller

CEO e Fundador

Sólo con Velki tienes:

Fabricación propia
con ingeniería
especializada

¡Envío dentro
de 4 horas!

Productos
personalizados
para sus necesidades

Compra segura con el
equipo de consultores Velki

Pago hasta en
48 cuotas con la
tarjeta BNDES