Faça uma cotação agora!

Entenda as evoluções da Indústria 1.0 à Indústria 4.0 | Velki - Instrumentos de Medição e Controle

Velki - Instrumentos de Medição e Controle
Envío dentro de 4 Horas
Compra segura conconsultoría Velki

Contáctenos

Venta

Technical assistance

WhatsApp

Em Aprenda com a Velki
Entenda as evoluções da Indústria 1.0 à Indústria 4.0
Entenda as evoluções da Indústria 1.0 à Indústria 4.0

Em nosso blog você encontra vários artigos discorrendo acerca da Indústria 4.0, sobre as características dela, como surgiu e, principalmente, como pode ajudar o seu negócio. É um assunto amplo que dá para ser abordado de várias maneiras diferentes.

 

Mas se existe uma Indústria 4.0, então quer dizer que houveram três revoluções industriais antes dela. E essas mudanças estão fortemente relacionadas às tecnologias usadas ao longo dos processos produtivos. Cada avanço contribuiu um pouco para que a Indústria se tornasse o que é hoje.

 

Para você entender melhor essa evolução, vamos explicar cada uma dessas revoluções industriais e quais as principais características delas. Será uma verdadeira aula de história da tecnologia que te fará compreender como surgiram alguns equipamentos usados hoje em sua empresa.

 

Para saber mais, continue com a sua leitura.

 

Indústria 1.0

Começou em 1765, após a descoberta de que era possível usar massa de carvão como fonte de energia e minério de ferro como matéria-prima para ser empregada na construção. Com isso, surgiu a energia a vapor, que proporcionou um grande avanço na tecnologia da época.

 

Antes disso acontecer, a capacidade de trabalho e produção da sociedade só era possível com o esforço das pessoas e dos animais. Além dos processos produtivos, os transportes também evoluíram. Foi nessa época que os trens e barcos a vapor foram inventados, possibilitando que as pessoas e cargas pudessem ser transportadas com mais rapidez.

 

Essas mudanças permitiram que a humanidade produzisse mais bens de consumo e pudesse comercializá-los com outros países sem precisar tanto das grandes navegações.

 

E a próxima mudança viria debaixo da terra. Sim, estamos falando do…

 

Indústria 2.0

…petróleo e do gás natural! Até então, a humanidade desconhecia a existência deles, mas só bastou eles serem descobertos para haver outro grande salto na tecnologia da época.

 

Até hoje ambos são de grande importância para o mundo, principalmente o petróleo, usado como combustível e como matéria-prima para a produção de diversos itens de consumo. Com ele também foi possível inventar o motor à combustão, essencial para o surgimento dos carros e outros veículos automotivos.

 

No mesmo período, foi criado o processo de produção em massa em linha, elaborado por Henry Ford, responsável por diminuir a mão de obra necessária para a fabricação de produtos. Nos dias de hoje ele é usado em fábricas do mundo todo para a produção de itens como carros, eletrodomésticos, brinquedos, entre outras coisas.

 

Após o petróleo, uma novidade eletrizante iria abalar a Indústria.

 

Indústria 3.0

A geração e a distribuição de energia elétrica em grande escala fez com que as empresas mantivessem suas máquinas ligadas por mais tempo e aumentassem sua produtividade.

 

Com isso, surgiram os computadores e equipamentos que funcionavam por conta própria, sem a necessidade de pessoas para operá-los. As máquinas analógicas que existiam anteriormente passaram a funcionar de forma digital.

 

É possível dizer que foi aí que surgiram os primeiros robôs, distribuídos por todo processo fabril de acordo com suas funções.

 

Indústria 4.0

Você já deve até saber, mas não custa repetir: a Indústria 4.0 é caracterizada pelos equipamentos que, além de funcionarem por conta própria, ainda “conversam” e compartilham dados entre si, analisando os resultados em tempo real.

 

-

 

Depois dessa viagem pelo tempo, fica a pergunta: o que será que vem por aí? Não dá para saber, todos os dias surgem novas tecnologias capazes de mudar drasticamente a forma como produzimos, trabalhamos e vivemos.

 

Nossa única certeza é que a Velki fará chaves, sondas e outros equipamentos de controle e medição adaptados a elas.

Artigo escrito por:
Daniel Eller

CEO e Fundador

Sólo con Velki tienes:

Fabricación propia
con ingeniería
especializada

¡Envío dentro
de 4 horas!

Productos
personalizados
para sus necesidades

Compra segura con el
equipo de consultores Velki

Pago hasta en
48 cuotas con la
tarjeta BNDES