Faça uma cotação agora!

Conheça a Indústria 4.0 e as principais características dela | Velki - Instrumentos de Medição e Controle

Velki - Instrumentos de Medição e Controle
Envío dentro de 4 Horas
Compra segura conconsultoría Velki

Contáctenos

Venta

Technical assistance

WhatsApp

Em Aprenda com a Velki
Conheça a Indústria 4.0 e as principais características dela
Descubra o que é Indústria 4.0 e seus principais diferenciais

 O termo Internet das Coisas vem ficando cada vez mais popular. Neste artigo explicamos o que ele quer dizer e como pode contribuir para o melhor funcionamento da sua empresa.

 

Em um dos nossos artigos mais recentes, utilizamos o termo “Internet das Coisas” para explicar a respeito da Indústria 4.0 e também falar a respeito da automação dos processos.

 

Como este é um termo bastante recente, resolvemos explicar mais a fundo o que vem a ser essa tal internet das coisas e como ela pode contribuir para a rotina de trabalho da sua empresa.

 

Se ficou interessado, não pare sua leitura por aqui, continue lendo para ficar por dentro dessa inovação que vem se fazendo cada vez mais presente nas indústrias e também na vida das pessoas.

 

Vamos lá?

 

 O que vem a ser “Internet das Coisas”?

Esse termo abrange o conjunto de equipamentos, aparelhos, sistemas e sensores que operam simultaneamente através de uma rede sem fio, realizando a troca, análise e o processamento de dados em tempo real.

 

Na vida das pessoas ela está presente em um sem fim de gadgets e eletrônicos, em especial o celular. Por exemplo, vem se popularizando cada vez mais o uso de pulseiras que monitoram a frequência cardíaca e também a prática de exercícios físicos. Essas mesmas informações são compartilhadas com o celular, onde é possível analisar e até mesmo compartilhá-las.

 

E não para por aí, já podem ser encontradas geladeiras, máquinas de lavar, televisões e até mesmo lâmpadas.

 

Na indústria, as aplicações da Internet das Coisas vai além de meras facilidades.



A Internet das Coisas dentro das empresas

Se dentro de casa, a Internet das Coisas já é útil ao fazer a geladeira avisar quando o leite está prestes a vencer ou quando está faltando ovo, na indústria ela ganha um propósito ainda mais importante.

 

Com ela, as empresas vêm aumentando a automação e a análise de dados, o que permite a redução de custos, diminuição de erros e também de paradas durante os processos. Como você já deve imaginar, essa melhor interação entre pessoas e tecnologia vem melhorando a produtividade.



E o fator humano, ainda é necessário?

Sem dúvidas!

 

As máquinas e sistemas até podem conversar entre si, facilitando diversos processos da indústria, mas serão os colaboradores que farão tudo isso funcionar. Mais do que isso: por mais rápido que a tecnologia possa realizar o processamento de dados, a análise e interpretação dos mesmos só pode ser feita por pessoas capacitadas.

 

Equipamentos, por mais avançados que sejam, também não são capazes de tomar decisões por si próprios. Essa tarefa cabe aos humanos, que decidirão o melhor caminho a ser seguido de acordo com a demanda e com os pedidos de cada cliente.

 

O cenário ideal para as empresas nos dias de hoje é um em que colaboradores e tecnologia atuem de forma conjunta. Por mais que a indústria avance em termos tecnológicos, fazendo com que este e aquele aparelho estejam conectados, a atuação de bons profissionais sempre se fará necessário.



-

 

Percebeu como a Internet das Coisas está bastante presente em nossas vidas? Essa é uma tendência que veio para ficar. Se você quer conferir de perto o poder da automação dentro das empresas, entre em contato com a Velki. Teremos o maior prazer em apresentar nossos medidores.

 

Artigo escrito por:
Daniel Eller

CEO e Fundador

Sólo con Velki tienes:

Fabricación propia
con ingeniería
especializada

¡Envío dentro
de 4 horas!

Productos
personalizados
para sus necesidades

Compra segura con el
equipo de consultores Velki

Pago hasta en
48 cuotas con la
tarjeta BNDES