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Como o pós-vendas pode ajudar a sua empresa
Pós-vendas: uma importante ferramenta de evolução

Se você ainda não coloca o pós-venda em prática dentro da sua empresa, talvez seja hora de começar. Saiba mais sobre a importância dele e como colocá-lo em ação.

 

Ter equipamentos com tecnologia de ponta é importante, contar com colaboradores experientes então nem se fala e se você puder contar com ótimas matérias-primas, melhor ainda! Mas tem algo que é tão importante quanto a sua estrutura e os seus profissionais: os clientes!

 

São eles que têm contato direto com os seus produtos e serviços no fim da linha de produção, assim como são eles os responsáveis pelo faturamento da sua empresa. Dar atenção aos seus clientes não são só importante, como também é imprescindível!

 

Não é apenas o dinheiro que importa, a opinião deles deve ser uma das suas prioridades. Vender uma vez é, mas vender várias vezes para o mesmo cliente é melhor ainda. E a principal forma de se alcançar isso é através do pós-venda.

 

Se você não sabe que se trata, tudo bem, nós vamos explicar o que é essa prática e como você pode implantá-la dentro do seu negócio.

 

Continue sua leitura para conhecer mais uma ferramenta que pode ser útil para o seu sucesso.

 

 

O que é o pós-venda?

Durante muito tempo, as empresas acreditaram que a relação delas com os consumidores e clientes acabava após o pagamento pelo produto ou serviço realizado por elas. Se você ainda pensa assim, tá na hora de se atualizar.

 

O relacionamento com o cliente após a realização da venda - por isso, pós-vendas - é essencial para assegurar a satisfação dele. Essa, inclusive, é uma boa definição: pós-vendas é tudo que é feito por uma empresa após a venda com o intuito de proporcionar a melhor experiência possível aos consumidores.

 

Por exemplo, se o seu celular novo começar a dar defeito após pouco tempo de uso, você vai querer não só avisar o fabricante como também querer que ele resolva a situação.

 

Nos tempos atuais, onde todo mundo opina sobre tudo, principalmente a respeito de empresas e produtos, um bom pós-venda pode assegurar um que seus consumidores terão uma boa imagem da sua marca.

 

Agora vamos ver como você pode fazer uso do pós-venda dentro do seu negócio.

 

 

Colocando o pós-venda em prática

Como já dissemos, a opinião dos seus clientes precisa ser uma das suas prioridades, pois será ela que irá dizer o nível de satisfação deles com o trabalho da sua empresa. E existem meios para você ficar sabendo disso, sendo o principal deles a pesquisa de satisfação.

 

  • Pesquisa de satisfação

O que eles pensam a respeito do seu produto? Será que estão contentes com a entrega? Tem alguma crítica sobre os materiais usados?

 

Uma boa pesquisa de satisfação irá abranger questões que vão desde a usabilidade do produto, passando pela matéria-prima usada e abordando até mesmo o tempo demorou para a entrega chegar. Ela deve ser completa, permitindo que seus clientes deem notas e façam comentários a respeito do que os agrada ou desagrada.

 

A partir dela, será possível corrigir alguns erros ou melhorar alguns processos que podem estar deixando a desejar.

 

Seus clientes mais antigos, mesmo aqueles que já não fazem negócio com você há muito tempo, também são importantes, mas com eles você usa o…

 

  • Follow-up

Esse é aquele lembrete que você dá para os clientes que se afastaram com o passar do tempo para mostrar que a sua empresa ainda está na ativa. O Follow-up também serve para você ficar sabendo o motivo pelo qual eles não procuraram mais a sua empresa.

 

Mas tente não ser comercial demais. Evite fazer isso no fim de mês e também tente não falar só de dinheiro. Transforme esse contato num bate-papo amigável, uma forma de saber as novidades a respeito de tanto tempo.

 

  • Lançamentos

A chegada de um novo produto no mercado também é uma forma de se aproximar dos seus clientes de longa data. Envie e-mails ou faça uma ligação avisando a respeito da novidade, afinal, pode ser algo do interesse dele, resultando em uma nova compra.

 

Se for o caso, não deixe de tentar saber a opinião dele a respeito do seu lançamento.

 

 

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Se bem utilizado, o pós-venda pode ser uma ferramenta responsável por melhorias constantes em diversos aspectos da sua empresa, da organização dela à forma como as entregas são realizadas.

 

E se a sua pesquisa de satisfação te fizer perceber que os seus  instrumentos de medição e controle precisam ser substituídos, não deixe de entrar em contato com a Velki.

Artigo escrito por:
Daniel Eller

CEO e Fundador

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