Faça uma cotação agora!

Como medir nível em diferentes aplicações? | Velki - Instrumentos de Medição e Controle

Velki - Instrumentos de Medição e Controle
Envío dentro de 4 Horas
Compra segura conconsultoría Velki

Contáctenos

Venta

Technical assistance

WhatsApp

Em Aprenda com a Velki
Como medir nível em diferentes aplicações?
Confira as formas eficientes de medir nível

Algumas formas básicas são as mais aplicadas nas indústrias que precisa medir níveis. Os métodos diretos, indiretos ou descontínuos tem formas diferentes, mas amplamente eficientes.

 

A sonda de nível é um dos principais produtos que algumas empresas utilizam para ajudar na armazenagem de produtos. Por isso, nós desvendamos quais são os segmentos que mais utilizam estes produtos.

Confira neste artigo quais são os 3 métodos básicos para uma boa medição de nível!

 

Método de Medição Direta

Essa é a medição que se faz tendo como referência a posição do plano superior da substância medida. É ainda uma metodologia de medição de nível básica: você apenas compara o nível de acordo com a referência estabelecida. Não é um tipo de instrumentação voltada para a automação, pois um profissional deve verificar de tempos em tempos como anda o nível do processo de sua responsabilidade.

 

Se o seu processo envolver algum nível de complexidade ou risco, esqueça a medição direta! Para este tipo de medição, o mais comum é utilizar a observação visual, através de réguas, gabaritos, visores de nível, boias ou flutuadores, e até mesmo através da reflexão de ondas ultrassônicas pela superfície do produto.

 

Medição de Nível Descontínua

Os medidores de nível que utilizam o método de medição descontínua de nível são compostos por duas partes principais: um detector de nível e um circuito de saída, que pode estar energizado ou desenergizado.

 

O detector deste instrumento informa ao circuito de saída a presença ou ausência do produto em determinada posição; cabe ao circuito estabilizar o sinal de saída em função dessa informação. Os medidores são empregados para fornecer indicação apenas quando o nível atinge os pontos fixos desejados.

 

Assim, os medidores de medição de nível descontínua podem ligar uma bomba, acionar um alarme ou desencadear uma sequência de operações automáticas quando o nível atinge um ponto fixo cujo valor pode ser previamente ajustado.

 

Medição de Nível Indireta

Agora chegou a vez de falar sobre os medidores de nível que atuam pelo método de medição indireta.

 

Os medidores de nível que utilizam a metodologia da medição indireta são chamadas assim porque fazem suas medições por intermédio de outras propriedades físicas além do nível. A medição indireta se utiliza de grandezas como capacitância, pressão, empuxo e radiação.

A metodologia indireta é a melhor forma que a instrumentação industrial encontrou para enfrentar os desafios que a medição de nível impõe.

 

O cenário atual da instrumentação voltada para a medição de nível requer uma tecnologia que contemple todas as necessidades de produção e qualidade que o mercado demanda aos mais diversos tipos de processo.

 

A Medição de Nível é uma área de extrema importância na Instrumentação Industrial. Por isso, quando precisar de um equipamento de segurança e durabilidade, conte com a Velki.

Artigo escrito por:
Daniel Eller

CEO e Fundador

Sólo con Velki tienes:

Fabricación propia
con ingeniería
especializada

¡Envío dentro
de 4 horas!

Productos
personalizados
para sus necesidades

Compra segura con el
equipo de consultores Velki

Pago hasta en
48 cuotas con la
tarjeta BNDES