Faça uma cotação agora!

Chave Vibratória ou Capacitiva, Qual Serve Para Minha Empresa? | Velki - Instrumentos de Medição e Controle

Velki - Instrumentos de Medição e Controle
Envío dentro de 4 Horas
Compra segura conconsultoría Velki

Contáctenos

Venta

Technical assistance

WhatsApp

Em Aprenda com a Velki
Chave Vibratória ou Capacitiva, Qual Serve Para Minha Empresa?
Nesse momento, nada melhor do que uma consultoria com profissionais que entendem do assunto.

"Será que essa serve? Essa é a chave ideal para controlar o produto no meu silo? E se essa não funcionar? Você sabe qual chave escolher para sua empresa quando está em dúvidas na hora de fazer uma compra?"

Vamos entender um pouco!

CHAVE DE NÍVEL TIPO VIBRATÓRIA 

Chave de Nível Velki

As chaves de nível tipo vibratória servem tanto para controle de níveis sólido quanto para líquido. O garfo vibratório - um dos modelos da chave - possui um grande diferencial que está no potenciômetro. Com ele é possível fazer ajuste de sensibilidade de acordo com o material que será utilizado, desde o mais leve até o mais denso.

Por ser mais sensível e ajustável, pode ser utilizada em materiais menos densos – mais leves e não incrustantes, como por exemplo, farinha, leite em pó, polímeros entre outros. 

Ponto forte da chave vibratória: quando se tem material de baixa densidade. O talco, por exemplo, por mais leve que seja, consegue ser detectado pela chave.

REGRA BÁSICA PARA USO DO GRAFO VIBRATÓRIO

O tamanho do material que vai ser controlado no silo não pode ser maior do que o vão livre do garfo. Imagine um silo de ração aonde o vão livre do garfo tem 20mm, por exemplo.

Condições básicas para uso de uma Chave de Nível

O material entra no silo, encosta na chave, passa normalmente e avisa que não tem mais. Se por acaso acontece de o material travar/enroscar no meio do garfo, a chave pode parar de vibrar. Então mesmo que o silo esvazie a chave ainda identifica que ele está cheio, pois a mesma não consegue mais vibrar, podendo gerar um alarme falso conhecido como “falso positivo”.

A chave de nível tipo garfo vibratório não é aconselhável para materiais altamente incrustantes.

VIBRATÓRIA TUBULAR

Exemplo de Chave de Nível com Haste Vibratória

Possui um grande diferencial que é não possuir um vão livre como no caso da chave tipo garfo.

É apenas um bastão que vibra, porém, por ser mais robusta, consequentemente pode ser utilizada em processos mais agressivos. É mais indicada para material incrustante ou partículas grandes, como cavaco de madeira, por exemplo.

Exemplo do Ajuste de Sensibilidade da Chave de Nível

Seu formato anatômico (cilíndrico) torna a solução isenta de ranhuras e interstícios, o qual faz com que a chave vibratória tubular não sofra com incrustações e deposito de materiais.

CHAVE DE NÍVEL TIPO CAPACITIVA

Como o próprio nome diz, opera como principio de capacitância.

Exemplo de Chave de Nível Capacitiva

Apesar de ser indicada apenas para materiais leves, ela tem a vantagem de ser utilizada em materiais com partículas um pouco maiores. Porém, o controle será limitado, pois se algum tipo de material com partícula muito grande for usado, a chave irá medir somente a coeficiente de dielétrico do ar.

 

Vamos imaginar um monte de bolinha de gude gigante. Quanto maior a partícula, maior o espaço de ar entre elas, certo? Se existe muito ar perto da chave, a mesma não vai detectar quase nada e o coeficiente de elétrico também não vai mudar praticamente nada, pois terá mais ar do que material devido às partículas serem muito grandes. Portanto, consequentemente ela irá informar que o silo está vazio.

Chave Capacitiva em Aplicação

SENSIBILIDADE REGULÁVEL

Exemplo de Sensibilidade da Chave de Nível Capacitiva

A chave capacitiva mede a quantidade de material que possui em sua volta. Se, por exemplo, o material começa a incrustar muito, é possível regular a sensibilidade da chave para ignorar o que está incrustando e medir apenas quando o silo estiver realmente cheio.

CONSULTORIA QUE GERA RESULTADOS

Apesar de as duas chaves trabalharem em situações bem próximas, para evitar transtornos e quaisquer dúvidas ao escolher o produto correto, buscar uma consultoria é a opção ideal. 

Ainda está indeciso? Estamos à disposição!

Artigo escrito por:
Daniel Eller

CEO e Fundador

Sólo con Velki tienes:

Fabricación propia
con ingeniería
especializada

¡Envío dentro
de 4 horas!

Productos
personalizados
para sus necesidades

Compra segura con el
equipo de consultores Velki

Pago hasta en
48 cuotas con la
tarjeta BNDES