Faça uma cotação agora!

4 perguntas frequentes sobre a Indústria 4.0 | Velki - Instrumentos de Medição e Controle

Velki - Instrumentos de Medição e Controle
Envío dentro de 4 Horas
Compra segura conconsultoría Velki

Contáctenos

Venta

Technical assistance

WhatsApp

Em Aprenda com a Velki
4 perguntas frequentes sobre a Indústria 4.0
4 perguntas frequentes sobre a Indústria 4.0

A Indústria 4.0 é uma evolução natural dos processos e equipamentos produtivos do meio industrial. Explicando de forma simplificada, é um termo que se refere às inovações relacionadas à automação e trocas de dados, além de também englobar a internet das coisas dentro das empresas.

 

Sabemos que tudo isso pode ser meio complicado para algumas pessoas, principalmente se elas já estiverem muito acostumadas com os processos industriais rotineiramente usados em seus locais de trabalho. Leva tempo até nos adaptarmos com as novidades.

 

Mas com uma boa ajuda, tudo fica mais fácil. Por isso, separamos as principais dúvidas relacionadas à Indústria 4.0. Esperamos que assim, mais pessoas possam entendê-la melhor e contribuir para a difusão dela dentro de suas empresas.

 

Vamos começar com uma questão simples.

 

 

1 - Como ela funciona exatamente?

Basicamente, a Indústria 4.0 compreende uma vasta gama de tecnologias responsável por deixar os processos produtivos de uma empresa mais autônoma, flexível e inteligente. Fazendo uso dela, é possível agilizar e baratear a produção, o que pode trazer uma série de benefícios para qualquer negócio.

 

Claro, a automação não é algo novo em equipamentos industriais, ela já era presente em várias máquinas. A diferença é que agora os equipamentos “se comunicam” entre si, realizando uma troca de dados entre eles, possibilitando a identificação de falhas e a correção delas em tempo real.

 

 

2 - Custa caro adotar a Indústria 4.0

A resposta para essa pergunta é: depende. O custo desse tipo de projeto costuma ser consequência do que você quer fazer e das tecnologias que você quer fazer uso. Se for um equipamento só é óbvio que será um valor muito mais em conta do que se forem vários.

 

Mas é importante dizer que, assim como toda tecnologia, ela tende a ficar mais barata a cada dia que passa. Assim como acontece com as tecnologias mais rotineiras do nosso dia a dia, como internet ou os celulares, a difusão da Indústria 4.0 permite que o custo de adoção dela fique cada vez mais em conta.

 

 

3 - Existem riscos?

Sim, como acontece com qualquer situação, há sempre riscos relacionados a ela. Com a Indústria 4.0 não deixa de ser diferente. Os principais problemas com a adoção dela dizem respeito à organização, proteção e, principalmente, proteção de dados.

 

Antes de ingressar e começar a implantá-la dentro da sua empresa, é recomendável pensar em questões relacionadas à segurança. Como você vai proteger os dados que são usados nos processos industriais? Como vai impedir que eles vazem?

 

Refletir a respeito do volume também é necessário, afinal, é importante ter em mente as consequências caso seja necessário lidar com um fluxo duas ou até três vezes maior.

 

 

4 - Qual a contribuição para a sua empresa?

Seu negócio tem muito a ganhar com a Indústria 4.0, principalmente são a qualidade e a eficiência dos processos produtivos.

 

Mas as vantagens não param por aí, segundo uma pesquisa recente realizada no Canadá, 50% delas observaram algum tipo de redução de custos e 42% conseguiram melhorar a qualidade dos seus produtos.

 

-

 

A Indústria 4.0 veio para ajudar e melhorar o seu negócio. Implantar ela em seu negócio pode até levar um tempo, mas com certeza vai beneficiar você, seus funcionários e os seus clientes.

 

Se precisar de medidores de nível e de pressão para sua empresa, não deixe de entrar em contato conosco. Dispomos de vários produtos, um deles com certeza vai atender às necessidades da sua empresa.

Artigo escrito por:
Daniel Eller

CEO e Fundador

Sólo con Velki tienes:

Fabricación propia
con ingeniería
especializada

¡Envío dentro
de 4 horas!

Productos
personalizados
para sus necesidades

Compra segura con el
equipo de consultores Velki

Pago hasta en
48 cuotas con la
tarjeta BNDES