Faça uma cotação agora!

Qual a chave de nível ideal para materiais incrustantes? | Velki - Instrumentos de Medição e Controle

Velki - Instrumentos de Medição e Controle
Shipment within4 hours
Make the right decisionwith our Consulting!

Contact

Sales

Asistencia técnica

WhatsApp

Em Novidades
Qual a chave de nível ideal para materiais incrustantes?
Materiais incrustantes nunca mais serão um problema para sua chave de nível

Sua empresa costuma ter vários problemas com materiais incrustantes, que fazem suas chaves de nível terem que parar de trabalhar para serem limpas? Então leia este artigo e descubra que a solução é mais simples do que você imagina.

 

Quando estamos falando de chaves de nível, é muito comum que algumas, quando colocadas em uso, acabem por ser totalmente tomadas por materiais incrustantes. O que é bem ruim, pois acaba por dificultar o trabalho da chave de nível e, por consequência, prejudica o andamento da sua empresa.

 

Por exemplo, digamos que sua empresa precise trabalhar com leite em pó em suspensão, um material altamente incrustante. Com o passar do tempo, devido à umidade presente no leite em pó, ele vai aderindo à haste da chave de nível.

 

É um processo que ocorre aos pouco. Primeiro o leite em pó forma uma camada, que por sua vez vai facilitar a formação de outra camada e assim por diante. Chegará um momento em que sua chave de nível estará totalmente tomada pelo material incrustante em questão.

 

Isto pode acarretar uma série de problemas para sua empresa, sendo o principal deles o falso positivo. É quando a chave de nível está tão abarrotada de material incrustante que começa a passar informações erradas sobre aquilo que está sendo medido.

 

Não é por acaso que entre os nossos vendedores essa é uma pergunta bem frequente. Vários clientes vêm até nós solicitando uma chave de nível desse tipo. Muitos deles, inclusive, já passaram por uma situação de falso positivo.

 

Qual você NÃO deve usar

 

Antes de falar qual chave de nível deve ser usada para a medição de materiais incrustantes, vamos dizer quais não devem ser empregadas na função e porquê. Dessa forma, você vai saber tanto qual é a mais indicado quanto a razão pela qual as outras não são ideais para aferições como essa.

 

Chaves vibratórias tipo garfo e chaves capacitivas não são nem um pouco indicadas devido ao problema que comentamos antes: o material irá se incrustar no equipamento de tal forma que ele irá fazer medições erradas.

 

Mas a respeito das chaves vibratórias tipo garfo, há um transtorno que é específico dela. Pode acontecer do material empelotar entre as duas extremidades do garfo, impedindo que o equipamento vibre. E novamente você terá falsos positivos, dessa vez causados pela limitação de movimento da sua chave.

 

É bastante comum que empresas adquiram essas duas chaves de nível achando que elas darão conta do trabalho sem nenhuma dificuldade. Aí quando vão ver, as medições saem todas erradas e o equipamento precisa ser limpo com uma frequência absurda.

 

As chaves de nível que você precisa

 

Após concluirmos que nem a chave vibratória tipo garfo e nem a chave capacitiva servem para trabalhar como materiais incrustantes, vamos finalmente falar daquelas serão a solução para o seu problema. A Velki possui duas quem dão conta do trabalho: chave modelo pá rotativa e a chave vibratória tipo haste única. Mas o que faz que elas sejam ideais para esses materiais? Calma que a gente vai explicar.

 

A chave tipo pá, por exemplo, é feita para a aferição de materiais incrustantes ou em sólidos que contenham partículas maiores que 15mm. Como ela executa um movimento rotativo, isso impede que o material fique grudado no equipamento. Além disso, ela é totalmente vedada, o que impede a entrada de qualquer substância na parte eletrônica.

 

E caso você precise lidar com materiais que tenham uma densidade muito baixa, o recomendado é que escolha a chave vibratória tipo haste única. Com ela é totalmente polida e não possui nenhuma saliência, é bem difícil que algum material se aglomere em volta dela.

 

Estas são as duas opções da Velki pensadas para que você possa trabalhar com materiais incrustantes sem precisar ficar se preocupando. Esperamos que este artigo tenha ajudado você, se sim, compartilhe com outras pessoas que podem estar tendo o mesmo problema.

 

Artigo escrito por:
Daniel Eller

CEO e Fundador

Only with Velki you have:

In-house production
with specialized
engineering

Shipment within
4 hours

Personalized products
designed for
your needs

Make the right decision!
Talk to a sales advisor

Payment in up to 48
installments with
BNDES card