Faça uma cotação agora!

Saiba por que é importante calibrar instrumentos de medição | Velki - Instrumentos de Medição e Controle

Velki - Instrumentos de Medição e Controle
Shipment within4 hours
Make the right decisionwith our Consulting!

Contact

Sales

Asistencia técnica

WhatsApp

Em Aprenda com a Velki
Saiba por que é importante calibrar instrumentos de medição
Sua empresa só tem a ganhar com a calibragem de instrumentos de medição

Às vezes, os resultados apresentados pelos instrumentos de medição não são tão exatos como pensamos, e a calibragem é uma ótima forma de verificar isso.

 

O principal motivo para usarmos instrumentos de medição em processos industriais é exatidão dos números aferidos. Sem o uso deles, não é errado imaginar que não teria como saber, por exemplo, o volume de água de um contêiner ou capacidade de um silo de grãos.

 

Mas para que essa aferição seja feita com 100% de precisão, é preciso cuidar dos equipamentos da forma correta. Um desses cuidados é justamente a calibração, etapa que visa manter o padrão de medidas do instrumento em questão.

 

Nesse artigo vamos nos aprofundar ainda a respeito desse assunto que deveria ser rotina em indústrias dos mais variados segmentos. Falaremos da importância da calibração, como ela deve ser feita e quais os benefícios essa prática pode trazer para os processos da sua empresa.

 

Ficou interessado e quer saber mais sobre calibração? Então prossiga com a sua leitura!



Calibrar é importante

Você usaria um relógio que vive atrasado? E não estamos falando de 10 ou 20 minutos, isso dá pra calcular de cabeça. Mas sim de um que, sempre que você olha, ele está 17, 29 ou 48 minutos atrasado. Aí fica mais difícil né?

 

Imagina você usar um relógio desses como despertador, acordando cada dia num horário diferente. Haveria, muitas vezes, o risco de você acordar atrasado.

 

É claro que não usaria, a função de um relógio é mostrar as horas exatas e acordar você no horário estipulado por você. Um relógio que vive atrasado não tem muita serventia. O mesmo acontece com os instrumentos de medição sem calibragem.

 

A função deles é medir pressão, volume e afins com precisão, exatidão, como realmente são. E sem calibragem fica meio difícil confiar nos resultados que eles mostram. Com resultados errados, sua produção e até mesmo a segurança dos seus colaboradores pode acabar sendo comprometida.

 

Portanto, nunca se esqueça de calibrar!



Como fazer

Como os instrumentos de medição são muitos, não dá para explicar detalhadamente como fazer a calibragem de cada um deles.

 

Mas temos uma dica de ouro para dar para você: siga sempre as especificações do fabricante do instrumento. Vale dar uma olhada no manual ou então entrar em contato com a empresa para saber a respeito.

 

Também é bom manter a periodicidade da calibragem. Caso o instrumento seja usado com uma certa frequência, é bom calibrar mensalmente ou até mesmo a cada duas semanas. Se o uso dele for apenas ocasionalmente, talvez seja necessário realizar apenas uma calibragem semestral.

 

Outro cuidado importante é fazer algum tipo de certificação ou documento que valide a realização da calibragem e as informações obtidas através dela. Assim as pessoas que forem utilizar os equipamentos terão certeza de que esse processo foi feito.



 

Os benefícios de calibrar seus instrumentos

Além de fazer com que as medições dos instrumentos sejam mais confiáveis, a calibragem também garante uma série de benefícios, como:

  • Permite uma maior qualidade nos processos e produtos fabricados

  • Evita paradas e interrupções desnecessárias

  • Permite identificar instrumentos que precisam se trocados

  • Previne multas e interdições

 

 

Este é um resumo de tudo que você precisa saber a respeito da calibragem de instrumentos de medição. Esperamos ter ajudado você a compreender a real importância desse processo tão necessário. Para saber mais ou para adquirir um instrumento específico, entre em contato conosco. Nós da Velki teremos iremos adorar ajudar a sua empresa.

Artigo escrito por:
Daniel Eller

CEO e Fundador

Only with Velki you have:

In-house production
with specialized
engineering

Shipment within
4 hours

Personalized products
designed for
your needs

Make the right decision!
Talk to a sales advisor

Payment in up to 48
installments with
BNDES card