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4 dicas para manter bons profissionais na sua empresa
4 dicas para manter bons profissionais na sua empresa

Ter equipamentos modernos, processos eficientes e uma estrutura sólida é importante, mas provavelmente o maior bem que uma empresa pode ter são os bons profissionais. Afinal, de nada adianta dispor de tecnologia de ponta, como os nossos medidores de pressão e de nível, se não houver quem a coloque para funcionar.

 

São os colaboradores que farão a sua empresa ficar cada vez melhor, mais eficiente e mais produtiva. Quanto mais experiência e conhecimento eles adquirirem ao longo do tempo, mais o seu negócio irá evoluir. Quer dizer, a não ser que eles peçam demissão com certa frequência.

 

A perda de talentos é um desafio que deve ser superado em qualquer segmento, afinal, a substituição de um profissional, além de trabalhosa, é custosa. Segundo uma pesquisa do American Center of Progress, realizar a substituição de um colaborador pode custar até 21% de seu salário.

 

Se a sua empresa está passando por isso, separamos algumas dicas que podem servir para remediar o problema. Com algumas ações simples é possível reter os melhores talentos aí com você.

 

 

1 - Descubra os motivos

Antes de realizar qualquer ação ou mudança, é preciso saber por quais motivos os bons profissionais estão migrando para outras empresas. As razões podem ser várias, como falta de organização, remuneração inadequada ou até mesmo falta de reconhecimento.

 

Só que seus funcionários não vão te dizer isso por conta própria, na maioria das vezes a insatisfação deles é silenciosa. Para descobrir os motivos por trás da fuga de talentos é necessário realizar uma pesquisa de engajamento entre eles.

 

Só após concluir a pesquisa e apurar as razões você saberá como proceder em relação a esse problema. Mas também não basta colocar determinadas ações em prática e achar que está tudo resolvido, você terá que realizar relatórios de feedback frequentes para saber os efeitos que as medidas tomadas tiveram junto aos seus colaboradores.

 

 

2 - Saiba reconhecer

É bem comum que um colaborador acabe se destacando em relação aos outros, seja por entregar resultados melhores, por estar sempre aprendendo ou por se esforçar mais. É um tipo de situação que acontece em qualquer ambiente coletivo, como escolas ou treinamentos esportivos.

 

Saber reconhecê-los é uma forma de demonstrar que a sua empresa valoriza pessoas assim. Pode ser com uma promoção, um aumento de salário ou mesmo colocar a foto deles entre os funcionários do mês. É preciso recompensá-los por se destacarem.

 

Mas também não dá para ignorar os outros colaboradores. Uma dica nesse caso é tornar o profissional-destaque um mentor dos demais. Assim ele poderá se preparar para um cargo de liderança enquanto os outros aprendem com ele.

 

 

3 - Ofereça capacitação

Muitas vezes, o colaborador quer se tornar um profissional melhor, mas ele não tem a oportunidades para evoluir. Com treinamentos e palestras, seus funcionários que já são bons podem se tornar ainda melhores.

 

Ao investir na capacitação dos seus colaboradores, sua empresa estará também multiplicando as habilidades deles. Por exemplo, você pode atualizar eles a respeito do funcionamento de novos equipamentos, assim eles saberão como operar os medidores Velki ou outros instrumentos.

 

Se seu colaborador não receber instruções corretas, ele pode se sentir perdido e ir parar na concorrência.

 

 

4 - Saiba remunerar

Uma característica em comum entre os bons profissionais é que eles gostam de ser remunerados à altura do seu trabalho. Remunerar de acordo com a realidade do mercado é um ótimo jeito de valorizar o seu colaborador.

 

Se o salário que você oferece for menor que o da concorrência, pode ter certeza que em algum momento ele vai deixar a sua empresa.

 

 

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Esperamos que o nosso texto tenha ajudado você a enxergar algum ponto que pode ser melhorado. Afinal, um bom profissional é um ativo valioso e manter ele com você pode te trazer diversos frutos.

 

E se precisar de novos medidores e chaves de nível, entre em contato conosco. Além dos nossos equipamentos tradicionais, também oferecemos soluções personalizadas para os desafios da sua empresa.

Artigo escrito por:
Daniel Eller

CEO e Fundador

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