Antes de 1890, quando um fio se rompia em uma máquina de tear, ela continuava funcionando e poderia produzir toneladas de tecido defeituosos.
Para evitar que isso acontecesse era preciso que um operador ficasse alerta em cada máquina, apenas vigiando para que, no caso de alguma anomalia, pudesse interromper a produção.
Necessidade que gerava grandes custos com mão de obra.
Observando isso, o então jovem inventor Sakichi Toyoda desenvolveu, em 1896, o primeiro tear mecânico do Japão e em 1924, criou o primeiro tear automático de alta velocidade do mundo.
Essa máquina era dotada de um dispositivo que parava a produção automaticamente quando detectava o rompimento de uma linha.
Com isso a necessidade de um operador ficar à espera de um defeito passou a ser dispensável, liberando assim mão de obra para outras funções.
Estava fundamentando o “Jidoka”
Futuramente o nome de Toyoda passaria a ser mundialmente conhecido como um dos maiores inventores da história contemporânea do Japão e fundador do Grupo Toyota.
. . .17 ferramentas Lean Manufacturing
Jidoka é um termo em japonês pertencente ao universo da Lean Manufacturing - Metodologia de produção do Sistema Toyota - e significa “Autonomação” ou “Automatização com toque humano”.
Trata-se de uma estratégia adotada nas linhas de produção que conta com 4 passos:
1. Detectar a falha ou anormalidade;
2. Emitir alerta/Parar produção;
3. Corrigir ou consertar imediatamente a condição anormal;
4.Investigar a causa raiz (utilizando, por exemplo, os “5 porquês”) e estabelecer ações efetivas para que o problema não ocorra mais.
Com essa prática evita-se:
- Colapsos na linha;
- Produção de peças defeituosas;
- Desperdício de matéria-prima.
Por meio da aplicação do Jidoka é possível permitir que o processo tenha autocontrole de qualidade, reduzindo desperdícios e melhorando a qualidade dos produtos.
Geralmente, para emitir esse alerta de erro, as linhas de produção costumam usar um sinalizador luminoso, no qual a luz verde indica que a linha está funcionando normalmente, a luz amarela indica que a linha requer atenção e a luz vermelha indica que um defeito foi identificado.
Máquina sem aplicação do [, com necessidade de vigilância do operador:
Máquina com aplicação do Jidoka. Informa por meio aviso luminoso a presença de defeito. Dispensa-se a necessidade de vigilância do operador
…
Gostou deste conteúdo? Compartilhe!
Baixe nosso e-book 17 Ferramentas de Lean Manufacturing clicando na imagem abaixo!