Faça uma cotação agora!

O que é layout produtivo e como ele pode impulsionar sua empresa | Velki - Instrumentos de Medição e Controle

Velki - Instrumentos de Medição e Controle
Envío dentro de 4 Horas
Compra segura conconsultoría Velki

Contáctenos

Venta

Technical assistance

WhatsApp

Em Novidades
O que é layout produtivo e como ele pode impulsionar sua empresa

Sabia que a disposição da sua linha de produção faz toda a diferença?

Pois é! Um layout produtivo ineficiente e sem fluidez pode gerar espera excessiva entre um procedimento e outro, deslocamento desnecessário de recursos, ultrapassar o tempo necessário de produção e aumentar o risco de acidentes.

O que é layout produtivo?

Layout é uma palavra inglesa, muitas vezes usada na forma portuguesa "leiaute", usada para se referir a “desenho”, “plano”, “arranjo”, “esquema”, “design” ou “projeto”.

Quando falamos em “layout produtivo”, estamos nos referindo a disposição dos setores e equipamentos por exemplo, dentro de uma linha de produção.

A determinação de um Layout Produtivo nas linhas industriais é uma das ferramentas da Lean Manufacturing, uma metodologia japonesa de gestão desenvolvida pela Toyota nos anos 60 e considerada a bíblia de muitas produções até hoje.

Exemplos de layout  em linhas de produção

a)

Exemplos de layout em linhas de produção

Na figura A, vemos um exemplo de layout totalmente ineficaz. Nele a sequência dos setores é contraprodutiva e desorganizada e exige muita movimentação cruzada de recursos para finalizar a produção.

b)

Exemplo de layout mais produtivo

Na figura B temos um exemplo de layout bem mais produtivo. Neste os setores estão dispostos em sequência, eliminando, assim, qualquer movimentação desnecessária e reduzindo os riscos de acidentes.

c)

Layouts produtivos

Na figura C temos um exemplo de layout em célula de manufatura. Este modelo propõe a disposição da linha de montagem por estações (células) de trabalho completas para cada etapa da produção. Essas células costumam ter o formato de “U” para facilitar o acesso do(s) operador(es) às máquinas e serem compostas por funcionários multifuncionais.

Dicas e normas para definir o layout ideal para sua linha de produção

Para determinar com precisão qual o melhor layout de produção para a sua linha, é preciso observar o local de cada máquina e dos trabalhadores e considerar todo fluxo do processo produtivo.

O ideal é dispor as máquinas e postos de trabalho observando sua sequência de atividades sem deixar de se atentar as normas da NR12 (Norma Reguladora nº 12 do Ministério do Trabalho), a fim de se evitar acidentes de trabalho e garantir a saúde e bem-estar dos trabalhadores.

É imprescindível reservar os espaços mínimos entre as máquinas e observar a questão do transporte e movimentação de materiais que só pode acontecer em áreas que não possam ter trabalhadores.

Benefícios

Um arranjo físico bem elaborado e que considere o fluxo do processo de produção reduz a necessidade de movimentação de pessoas, materiais, ferramentas e documentos entre os setores, otimiza o espaço da fábrica e promove fluidez na linha sem grandes investimentos. Tudo isso converge para economia de tempo e redução nos riscos de acidentes.

Gostou deste artigo? Baixe nosso e-book 17 Ferramentas de Lean Manufacturing clicando na imagem abaixo!

Artigo escrito por:
Daniel Eller

CEO e Fundador

Sólo con Velki tienes:

Fabricación propia
con ingeniería
especializada

¡Envío dentro
de 4 horas!

Productos
personalizados
para sus necesidades

Compra segura con el
equipo de consultores Velki

Pago hasta en
48 cuotas con la
tarjeta BNDES