Faça uma cotação agora!

Sensor de temperatura industrial e suas principais aplicações | Velki - Instrumentos de Medição e Controle

Velki - Instrumentos de Medição e Controle
Envio em até 4 Horas
Compra Certa com aConsultoria Velki

Contatos

Vendas

Assistência Técnica

WhatsApp

Em Novidades
Sensor de temperatura industrial e suas principais aplicações
Conheça as principais aplicações de um sensor de temperatura industrial

Cerâmicas, siderúrgicas e vidrarias são alguns setores em que o sensor de temperatura se faz necessário. Na Velki, nós contamos com uma linha completa desse produto. Agora, com esse artigo, você vai conferir as principais informações sobre ele. 

 

 

O sensor de temperatura trata-se de uma tecnologia de monitoramento de equipamentos. Sua função é identificar variações de temperatura em equipamentos industriais. Nesse artigo exclusivo da Velki, apresentaremos como um sensor de temperatura funciona e porque esse produto é tão importante para as indústrias. Continue acompanhando!

 

Definição

 

Se você trabalha na área industrial, provavelmente já viu ou até já conhece as implicações do uso desse equipamento. No entanto, é importante ter em mente as suas principais informações técnicas, tal qual explicaremos a seguir.

 

O controle da temperatura, através de um sensor específico para esse fim, é essencial para garantir o melhor aproveitamento da produção, além de evitar prejuízos para as empresas. 

 

Ele pode ser aplicado em diferentes processos. Em razão do superaquecimento dos equipamentos industriais, ele evita, por exemplo, a redução da vida útil dos mesmos ou o comprometimento dos resultados.

 

Ou seja, os sensores de temperatura industrial foram criados justamente para atender a essa necessidade.

 

Como funciona

 

Já sabemos que o sensor de temperatura é um dispositivo de medição que detecta a temperatura dos equipamentos industriais, mas como ele funciona exatamente? 

 

A dinâmica é a seguinte: os sensores de temperatura infravermelhos são capazes de monitorar temperaturas elevadas, mesmo em ambientes inacessíveis ou que oferecem um risco para os colaboradores de uma empresa.

 

Além disso, eles identificam a temperatura dos objetos (inclusive em movimento) com muita precisão, sem contato com os mesmos.

 

Então, esses equipamentos são capazes de registrar o que foi medido de forma precisa e confiável.

 

Tipos de sensor

 

A maneira como um sensor de temperatura funciona depende da propriedade física que constitui o mesmo. Dentre as opções de sensor, temos:

 

  • Termopares

  • Detectores de temperatura de resistência (RTDs)

  • Termistores

  • Interruptores bimetálicos

  • Sensor de temperatura infravermelho sem contato

 

Principais aplicações dos sensores de temperatura

 

No início, comentamos que os sensores de temperatura industriais possuem diversas aplicações. Neste tópico, listaremos as principais, já que essa é uma tecnologia versátil, que pode ser útil em diferentes procedimentos. Confira:

 

  • Siderúrgicas

 

Nas siderúrgicas, um sensor de temperatura pode auxiliar na produção e no tratamento do aço.

 

  • Fundições

 

Aqui, eles executam uma função essencial: medir a temperatura do metal líquido que é direcionado para o molde.

 

  • Forjas

 

Podem monitorar a temperatura durante a fundição e modelagem dos metais.

 

  • Vidrarias

 

Nas vidrarias, os sensores de temperatura ajudam no controle dos fornos industriais, que é onde a matéria-prima se transforma em vidro.

 

  • Indústria de cerâmicas

 

Por fim, na indústria de cerâmica, os sensores são essenciais para garantir o bom resultado da produção, em virtude ao controle da temperatura nos fornos.



Você conferiu a definição, o funcionamento e as aplicações de um sensor de temperatura. Agora, compartilhe com alguém que também gostaria de se aprofundar nessa tecnologia tão necessária para a indústria e, caso precise de um medidor, já sabe onde encontrar. A Velki conta com uma linha completa de acessórios para essa funcionalidade.

Artigo escrito por:
Daniel Eller

CEO e Fundador

Só com a Velki você tem:

Fabricação própria
com engenharia
especializada

Envio em
até 4 horas

Produtos
personalizados
para suas necessidades

Compra Certa com a
Consultoria Velki

Pagamento em até
48 vezes com
o cartão BNDES