É normal ficar perdido ao se tentar manter um controle de qualidade na sua empresa. Mas chega de confusão, leia o nosso artigo e saiba o que fazer.
Produzir bastante é algo muito importante para qualquer empresa. Mas a sua produtividade deve estar sempre aliada à qualidade. Afinal, de nada adianta ter vários produtos fabricados em pouco tempo se eles não forem bons não é mesmo.
Se o que for fabricado pela sua empresa deixar a desejar, seu lucro pode ser transformado em prejuízo em caso de devoluções ou de diminuição de vendas. Sua imagem pode ficar arranhada com o boca a boca negativo causado por um produto ruim. Depois que o estrago for feito, vai ser difícil reverter ele.
Mas não se engane, realizar o controle de qualidade não se trata de procurar defeitos no que é feito pela sua empresa. Quer dizer, não se trata apenas disso. Tem a ver com melhorar o que já é bom, evitar desperdícios. É algo que deve estar presente dentro da sua empresa a fim de conseguir o melhor de todos os processos dela.
A seguir, vamos dar dicas do que você deve fazer para manter ou até melhorar aquilo que o seu negócio tem a oferecer. São sugestões simples, mas que podem fazer toda a diferença em seus resultados.
Boa leitura!
Máquinas e equipamentos
Se você quer ter uma produção digna de elogios, o melhor a ser feito é investir em equipamentos bons e modernos.
Por mais que o trabalho executado pelo seu maquinário possa ser bom, se ele já tiver alguns anos ou até umas boas décadas de uso, os defeitos e paradas serão frequentes. Acertamos, né?
Por mais que custem dinheiro, máquinas e equipamentos mais novos podem aumentar consideravelmente a qualidade da sua produção e dos seus serviços. Basta ver o caso dos equipamentos de medição da Velki, que são altamente precisos e contam com funções de última geração.
Não dá para manter a qualidade com um maquinário que sempre deixa sua empresa a ver navios
Organização
Quanto tempo será que é perdido pelos seus funcionários e pelos seus departamentos em tarefas inúteis?
Para eliminar pontos assim, que só servem para fazer você e seus funcionários desperdiçarem energia, coloque em prática o PDCA: Plan, Do, Check, Act. A execução de cada etapa pode ser resumida em:
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Plan (Planejar): averiguar o que pode ser melhorado e o que deve ser feito quanto a isso
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Do (Fazer): executar as medidas que você planejou
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Check (Checar): faça uma análise dos dados para ver se a situação melhorou
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Act (Agir): tornar as novas práticas um padrão em toda a empresa
Além disso, a organização também envolve a ordem e a disposição dos departamentos da sua empresa. Mantenha tudo bem organizado para que seus colaboradores possam trabalhar da melhor forma possível.
Fornecedores e funcionários
Um funcionário despreparado e sem conhecimento é alguém que pode realizar um trabalho errado, afetando a qualidade da sua produção. O mesmo ocorre com um fornecedor, se a matéria-prima ou os insumos estiverem de acordo, quem será prejudicado no final será o seu negócio.
No caso dos funcionários você pode dar treinamentos e investir na formação deles. Já com os fornecedores, o mais indicado é escolher eles com cautela e realizar testes de qualidade. Só assim você conseguirá manter a excelência do seu trabalho.
Resultados
Após fazer todas essas mudanças, é preciso avaliar para saber se os resultados esperados por você e pela sua equipe foram alcançados. Nessas horas, os KPIs (Key Performance Indicators) são necessários para fazer a comparação entre metas e resultados.
Outro ponto fundamental é a opinião dos clientes. Tente saber se eles perceberam alguma mudança, se há elogios ou críticas. A satisfação deles é tão ou até mais importante que a sua.
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Manter a qualidade dos processos da sua empresa dá trabalho, melhorar então dá ainda mais. Mas sua empresa tem muito a ganhar colocando isso em prática.