Martelo, trena ou corda, qual opção você prefere? Esses são métodos bem comuns adotados por empresas para fazerem o controle de nível sólido em silos. Mas você sabia que além de serem arriscados, eles podem acarretar grandes prejuízos tanto para a empresa como para seus funcionários? Vamos entender.
MÉTODOS DE CONTROLE CONVECIONAIS
Atualmente, os próprios funcionários das empresas realizam o procedimento martelando o silo por fora para verificar pelo som se ele já está cheio ou não. Imagine subir uma escada de 20 metros de altura para martelar o silo. Dois grandes problemas podem ocorrer: erro de cálculo - pensando que o silo já possa estar cheio - e principalmente, colocar uma vida em risco.
Apesar de existir uma lei que autoriza apenas pessoas treinadas e capacitadas para o trabalho em altura, muitas empresas não a seguem. A Norma Regulamentadora n.º 35 (NR-35) tem como objetivo acompanhar a implantação da nova regulamentação. Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de dois metros do nível inferior, onde haja risco de queda. Conheça melhor a lei clicando aqui (link para artigo sobre a NR-35)
O mesmo acontece quando o controle é realizado através de uma trena ou corda. Ambas com um peso em sua ponta são jogadas ao silo, para que o processo de monitoramento seja realizado. Mais uma vez, risco aos funcionários entre outras complicações que você pode conferir logo a seguir.
PREJUÍZOS
Materiais inadequados utilizados para controle de nível sólido é sinônimo de problema. Se uma corda, por exemplo, cair no silo, uma providência será de ter tomada. Entrar para recuperar a corda que caiu ou esvazia-lo? Ambos os procedimentos causam prejuízo, porém na maioria das vezes esvaziar é a “melhor” opção. Ainda sim, a empresa sofrerá com algumas consequências, como:
- Risco de vida - saúde do funcionário
- Perda de tempo e mão de obra
- Perda de material
- Prejuízo financeiro
Não é melhor investir em um produto que realize o processo de controle de uma maneira muito mais prática, eficaz e menos trabalhosa, ao invés de correr sérios riscos? Existem equipamentos específicos para controle de nível sólido (link para produtos no site) que facilitam o trabalho de imediato, e evitam problemas frequentes. Consultar profissionais que dominam a área e garantem excelentes resultados vale muito a pena.