Faça uma cotação agora!

Quais as diferenças entre transmissor, transdutor e sensor de pressão? | Velki - Instrumentos de Medição e Controle

Velki - Instrumentos de Medição e Controle
Envío dentro de 4 Horas
Compra segura conconsultoría Velki

Contáctenos

Venta

Technical assistance

WhatsApp

Em Aprenda com a Velki
Quais as diferenças entre transmissor, transdutor e sensor de pressão?

Uma pergunta muito comum no universo da automação industrial é: existe diferença entre transmissor, transdutor e sensor de pressão? Se sim, que diferença é essa?
Por isso, decidimos responder essa questão da forma mais clara possível.

 

O que é um Transdutor de Pressão?

 

Antes de começar a explicar as diferenças entre os instrumentos, vamos definir cada um deles, começando pelo transdutor de pressão. O Transdutor de Pressão tem a função de transformar a pressão aplicada em um sinal elétrico. Quando falamos em Transdutor de Pressão, esse sinal elétrico é, normalmente, convertido em mV, e varia de acordo a mudança nos níveis de pressão. O Transdutor é o coração da medição e controle.

 

O que é um Transmissor de Pressão?

 

Há controvérsias sobre o que é, de fato, um transmissor de pressão. Principalmente porque algumas das suas definições dizem que o Transmissor e Transdutor são a mesma coisa. Bom, para esclarecer de vez este ponto, Transmissor de Pressão nada mais é do que o dispositivo que converte a pressão aplicada em um sinal elétrico tratado, como por exemplo de 4 a 20 mA, 0 a 10 VCC, 0,5 a 4,5 VCC, entre outros. E que varia de acordo com as oscilações da pressão.

 

O que é um Sensor de Pressão?

 

O conceito de Sensor de Pressão é: dispositivo responsável pelo monitoramento da pressão de fluidos ou gases dentro de uma linha de produção ou processo de fabricação industrial automatizado. É um termo abrangente e pouco utilizado no meio técnico.

 

 

Diferenças entre transmissor, transdutor e sensor

 

A partir das definições acima, apesar de bastante parecidos, os três dispositivos possuem algumas diferenças entre si. O Transdutor de Pressão recebe a pressão e o sinal é convertido sempre em mV. O Transmissor de Pressão, converte a pressão de mV para sinal amplificado, que pode ser tensão ou corrente. Por exemplo, de mV para Volts ou para Amperes.

 

Sensor de Pressão é um termo genérico, que pode significar tanto Transdutor como Transmissor, no fim das contas, trata-se apenas de preferência. Por isso, na hora de comprar, é preciso se atentar a detalhes que vão além da sua definição para se evitar uma compra equivocada. Afinal, os dispositivos e as suas respectivas funções são bastante semelhantes.

 

Artigo escrito por:
Daniel Eller

CEO e Fundador

Sólo con Velki tienes:

Fabricación propia
con ingeniería
especializada

¡Envío dentro
de 4 horas!

Productos
personalizados
para sus necesidades

Compra segura con el
equipo de consultores Velki

Pago hasta en
48 cuotas con la
tarjeta BNDES