Uma pergunta muito comum no universo da automação industrial é: existe diferença entre transmissor, transdutor e sensor de pressão? Se sim, que diferença é essa?
Por isso, decidimos responder essa questão da forma mais clara possível.
O que é um Transdutor de Pressão?
Antes de começar a explicar as diferenças entre os instrumentos, vamos definir cada um deles, começando pelo transdutor de pressão. O Transdutor de Pressão tem a função de transformar a pressão aplicada em um sinal elétrico. Quando falamos em Transdutor de Pressão, esse sinal elétrico é, normalmente, convertido em mV, e varia de acordo a mudança nos níveis de pressão. O Transdutor é o coração da medição e controle.
O que é um Transmissor de Pressão?
Há controvérsias sobre o que é, de fato, um transmissor de pressão. Principalmente porque algumas das suas definições dizem que o Transmissor e Transdutor são a mesma coisa. Bom, para esclarecer de vez este ponto, Transmissor de Pressão nada mais é do que o dispositivo que converte a pressão aplicada em um sinal elétrico tratado, como por exemplo de 4 a 20 mA, 0 a 10 VCC, 0,5 a 4,5 VCC, entre outros. E que varia de acordo com as oscilações da pressão.
O que é um Sensor de Pressão?
O conceito de Sensor de Pressão é: dispositivo responsável pelo monitoramento da pressão de fluidos ou gases dentro de uma linha de produção ou processo de fabricação industrial automatizado. É um termo abrangente e pouco utilizado no meio técnico.
Diferenças entre transmissor, transdutor e sensor
A partir das definições acima, apesar de bastante parecidos, os três dispositivos possuem algumas diferenças entre si. O Transdutor de Pressão recebe a pressão e o sinal é convertido sempre em mV. O Transmissor de Pressão, converte a pressão de mV para sinal amplificado, que pode ser tensão ou corrente. Por exemplo, de mV para Volts ou para Amperes.
Sensor de Pressão é um termo genérico, que pode significar tanto Transdutor como Transmissor, no fim das contas, trata-se apenas de preferência. Por isso, na hora de comprar, é preciso se atentar a detalhes que vão além da sua definição para se evitar uma compra equivocada. Afinal, os dispositivos e as suas respectivas funções são bastante semelhantes.