Com o passar do tempo, o curso de instrumentação e controle de processos deixou de existir. Mas a profissão de instrumentista industrial ainda está em crescimento no mercado. Se você tem vontade de se especializar nesta área, não pode deixar de ler este artigo.
Desde o ano de 2010, o curso de instrumentação e controle de processos não existe mais. Isso porque o MEC criou uma tabela de convergência, em que tudo se tornou automação ou eletrônica.
Apesar disso, ainda é possível se especializar nesta área. Quer saber como? Continue lendo este artigo que nós te ensinaremos os principais requisitos para ser um bom instrumentista industrial.
Definição
Primeiramente, é preciso entender sua definição. Caso você ainda não saiba, a instrumentação industrial é um componente da automação e trata-se de uma ciência que estuda, desenvolve e aplica instrumentos para medição e controle de processos industriais.
Então, se a instrumentação industrial faz parte da automação, também precisamos compreendê-la.
Automação industrial
A automação industrial cria e aplica técnicas, desenvolve softwares e equipamentos dedicados em processos industriais ou em uma determinada máquina industrial.
Entre os seus principais objetivos, estão:
-
Aumentar a produção e a eficiência com menor consumo de energia e matéria-prima;
-
Melhorar as condições de segurança;
-
Reduzir a interferência humana na máquina ou processo.
A pirâmide da automação em seu formato tradicional possui 5 diferentes níveis; sendo que a instrumentação funciona como o alicerce de tudo isso. Confira os níveis a seguir:
-
Nível 1: Dispositivos de campo, sensores e atuadores
-
Nível 2: Controle de processos
-
Nível 3: Supervisão
-
Nível 4: Gerenciamento da planta
-
Nível 5: Gerenciamento corporativo
Como podemos observar, a automação é uma área com um amplo e diverso campo de trabalho.
Porém, assim como na maioria das outras profissões, você pode se especializar e trabalhar somente com instrumentação.
A seguir, listamos algumas áreas de atuação para esses profissionais. Continue acompanhando!
Áreas de atuação
Já entendemos que o profissional que queira atuar na área instrumentação industrial, precisa ter formação em automação industrial. E, agora, para aqueles que já se especializaram, quais os caminhos possíveis?
Conheça as principais áreas para os instrumentistas:
-
Fabricante de instrumentos
Quando o profissional trabalha em fábricas de instrumentos, sua atuação pode ocorrer entre as áreas de manutenção, projetos, aplicação, vendas e marketing de produtos. A vantagem dessa área é que você provavelmente viajará bastante.
-
Indústrias no geral
Uma segunda opção é a área industrial. Os profissionais de instrumentação que atuam na indústria, podem trabalhar nos setores de manutenção, projetos e melhorias, por exemplo.
Formação
Para a formação de instrumentista industrial, existem cursos extra-curriculares que dão ênfase nesta área. Atualmente alguns cursos ensinam as principais competências online! Você os encontra pesquisando por “instrumentação industrial”. Vale a pena conferir!
Além disso, na área da automação, também é possível especializar-se como técnico, tecnólogo ou engenheiro de instrumentação. E vale lembrar que quanto maior e mais responsável for o cargo, maior o salário.
Coloque em prática
Se interessou pela carreira de instrumentista? Então agora é hora de colocar em prática! Com estudo e dedicação, a sua carreira pode alavancar ainda mais.
Este artigo foi útil para você? Deixe um comentário e compartilhe com as pessoas que também gostariam de ler.