Como já dissemos aqui, a análise e o controle de um processo só podem ser significativos se os instrumentos de medição forem utilizados da melhor forma possível. E como saber se os instrumentos estão sendo utilizados corretamente? Sabendo a diferença entre eles.
A diferença entre os instrumentos de medição
Os instrumentos de medição são diferenciados basicamente em função da grandeza que será medida. Vamos usar um exemplo para ficar mais claro: é possível medir a pressão, a temperatura, o nível de líquidos, o nível de sólidos, o pH da água, a condutividade, a concentração de cloro, a vazão e várias outras grandezas. Isso depende unicamente do tipo de instrumento escolhido.
Objetivo do instrumento no processo
O primeiro passo que você precisa definir quando vai trabalhar com instrumentação, é o objetivo do instrumento no processo. Se o objetivo é apenas medir, o instrumento apenas mede e informa a medida. Agora, se o objetivo é controlar a pressão de uma caldeira a fim de evitar uma explosão, é preciso mais do que apenas medir. Algum mecanismo precisa também desligar a válvula da caldeira e evitar um acidente. Portanto, nesse exemplo, o instrumento ideal deve medir e também controlar.
Um outro exemplo é a sauna. Vamos supor que você vai usar a sauna e, antes disso, é claro, você precisa ligá-la. Se uma sauna possui apenas um instrumento para medir a temperatura atual é provável que, em determinado momento, o local ultrapasse a marca dos 60°C, o que seria fatal para as pessoas dentro deste ambiente. Por isso, se estivermos falando de uma sauna a vapor, é preciso utilizar um termostato para medir a temperatura, e que, ao atingir a marca dos 60°C, desligue o mecanismo que produz o vapor. Isso é o suficiente para evitar acidentes dentro da sauna.
Na programação do seu instrumento você também determina em qual temperatura o vapor deve voltar a ser produzido e o próprio instrumento liga novamente.
Em um forno, por exemplo, apenas um sensor que meça a temperatura já é ideal, pois ele já é manuseado por pessoas o tempo todo e, desta forma, não há riscos de acidentes, por isso não há necessidade de um mecanismo de controle.
Instrumentos de medição de baixa precisão
Os instrumentos de medição não estão presentes apenas em indústrias. Você provavelmente tem instrumentos de medição aí na sua casa. O termômetro usado para medir a temperatura do seu filho e o termômetro para fins culinários por exemplo são instrumentos de baixa precisão, mas são instrumentos de medição.
Ou seja: o papel da instrumentação, seja ela qual for, é padronizar.
A Velki possui uma série de modelos de instrumentos de alta precisão para inúmeros tipos de processos. Todos com alta precisão, fabricação própria e engenharia especializada.