Faça uma cotação agora!

Conheça as aplicações do manômetro na indústria | Velki - Instrumentos de Medição e Controle

Velki - Instrumentos de Medição e Controle
Shipment within4 hours
Make the right decisionwith our Consulting!

Contact

Sales

Asistencia técnica

WhatsApp

Em Aprenda com a Velki
Conheça as aplicações do manômetro na indústria
Você sabe para que serve um manômetro? Chegou a hora de descobrir

 

Será que a sua empresa está precisando de um manômetro? Ou melhor: será que você sabe o que é um manômetro? Em mais um artigo cheio de informações, a Velki vai contar o que você precisa saber sobre eles.

 

 

Neste artigo, continuaremos falando sobre equipamentos que fazem toda a diferença em diversos setores industriais. O equipamento da vez é o manômetro. Você sabe para o que ele serve? Conhece os diferentes tipos de manômetros que existem? Ou melhor: sabe se a sua empresa precisa ou não de um manômetro nos processos internos dela?

 

Neste artigo cheio de informações da Velki, vamos esclarecer estas e outras dúvidas que você possa ter a respeito do uso de manômetros. Continue lendo para saber mais a respeito desse equipamento tão necessário dentro das indústrias.



O que é e como funciona o manômetro?

O manômetro é um equipamento usado para medir pressão atmosférica e também de gases e líquidos. Ele não costuma ser usado apenas na indústria, pode ser útil na medição pneumática e até na pressão arterial.

 

Dentro das indústrias suas aplicações podem ser as mais diversas. Entre alguns exemplos que podem ser citados, têm a medição de fluidos refrigerantes (muito importante para a correta instalação de aparelhos, como geladeiras e ar-condicionado) e também a aferição da pressão de cilindros de gás e compressores.

 

Basicamente o funcionamento de todos os manômetros tem como base a alteração de um elemento sensível em razão da pressão presente e da transmissão dessa distorção a um mecanismo, seja ele eletrônico ou mecânico (no caso, os famosos manômetros de ponteiro).

 

Tipos de manômetro

Para cada aplicação dentro da indústria, existe um tipo específico de manômetro para ela. Neste tópico vamos falar brevemente sobre alguns deles.

 

  • Manômetro com tubo Bourdon

Muito usado em vários segmentos, principalmente nas indústrias química e petroquímica, o manômetro com tubo Bourdon é um dos mais comuns e requisitados pelas empresas. De aço inoxidável a latão, é possível encontrá-lo feito com materiais e tamanhos variados.

 

Seu funcionamento é muito semelhante aos demais manômetros, tendo como diferença principal o tal tubo Bourdon, que consiste em um tubo no interior do equipamento usado para transmitir as variações de pressão.

 

  • Manômetro com diafragma

Bastante presente nos setores químico e de tratamento de água, como o próprio nome diz, esse manômetro conta com um diafragma que reage às diferenças de pressão. Assim como o manômetro com tubo Bourdon, ele transmite esse movimento até o ponteiro ou visor digital do equipamento.

 

Entre as suas vantagens, podem ser citadas a resistência a vibrações e pulsações, além da força de auto ajuste.

 

  • Manômetro capsular

É ideal para meios gasosos e de baixa pressão, contando com dois diafragmas ondulados sensíveis a pequenas deformidades de pressão, que são informadas ao profissional através do ponteiro.

 

  • Manômetro com contatos elétricos

Uma das versões mais modernas existentes hoje no mercado. Ele é comumente usado para controle de processos, ou seja, para ativar ou desativar os equipamentos quando se atinge uma determinada pressão.

 

O que muitas empresas fazem é pegar um manômetro convencional e equipá-lo com contatos elétricos. Mas também é possível encontrar manômetros já fabricados dessa maneira.

 

Esperamos ter esclarecido algumas de suas dúvidas a respeito do manômetro. Claro que ainda há muito mais a ser dito a respeito deles. Se ficou interessado em um ou mais manômetros para sua empresa, entre em contato com a Velki. Teremos o maior prazer em responder suas perguntas e encontrar as melhores soluções para sua empresa.

Artigo escrito por:
Daniel Eller

CEO e Fundador

Only with Velki you have:

In-house production
with specialized
engineering

Shipment within
4 hours

Personalized products
designed for
your needs

Make the right decision!
Talk to a sales advisor

Payment in up to 48
installments with
BNDES card