Na nossa série sobre automação industrial já falamos sobre:
Automação fixa - opera sob uma única configuração;
Automação programada - aceita mudanças de configuração de acordo com a demanda;
Automação flexível - também aceita mudanças de configuração de acordo com a demanda, mas com menos perda na produtividade.
E agora chegou a vez de falar da automação integral, o que é e quais são as suas vantagens.
Vamos lá?
...
Como funciona a automação integrada?
Na automação integrada, todos os processos, do design ao despacho e até mesmo o próprio manuseio dos equipamentos, é operado por robôs de forma integrada.
Com esse sistema é possível adaptar a automação de acordo com os requisitos dos clientes e, desta forma, otimizar todas as operações, permitindo mais eficiência, produtividade e competitividade.
A tendência é que todos os diferentes processos de automação migrem para este formato e ampliem o grau de integração entre si para dar conta de atender as necessidades de cada formato de linha produtiva.
Quais as vantagens deste tipo de automação?
Mais economia e qualidade de produção
Utilizar a robotização para integrar os processos faz com que a linha ganhe em economia e excelência em produção.
Isso porque esta metodologia garante mais segurança, agiliza o tempo de fabricação, reduz a necessidade de retrabalho e contribui para o Lean Service (um fluxo logístico mais contínuo).
Máxima eficiência em todos os níveis e possibilidade de reação rápida
Seja nos dispositivos de campo ou nos controles para gerenciamento, a automação integrada promove mais produtividade em todos os níveis de instalação permitindo, desta forma, um maior controle e facilidade de reação rápida para atender qualquer exigência.
Ideal para conquistas de selos de certificação em qualidade
O padrão de eficiência gerado pela automação integrada aumenta as chances da empresa conquistar certificações de excelência, o que é um grande diferencial diante do mercado.
…
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus contatos da indústria!